Educação
Graduado pela Uncisal é o primeiro fonoaudiólogo do Brasil a receber certificação internacional em lactação
Título é reconhecido em mais de 100 países; Lucas Ferreira é especialista em neonatologia e nutrição materno infantil
Graduado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em 2020, o fonoaudiólogo Lucas Ferreira é uma referência quando o assunto é lactação. O profissional recebeu uma certificação internacional, com reconhecimento em mais de 100 países, na área de lactação, e se tornou o primeiro fonoaudiólogo homem do Brasil a obter o título. Lucas Ferreira conquistou o IBCLC, (International Board Certified Lactation Consultant), ou seja, Consultor em Lactação com Certificação Internacional.
A certificação/titulação é regulada por um órgão internacional independente, o IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners) ou Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação. Para obter a certificação, é necessário participar de um exame. São pré-requisitos para o exame possuir 90 horas de educação em lactação, cinco horas de educação em habilidades de comunicação e mil horas de prática clínica em serviços de apoio à amamentação, além de graduação na área da saúde.
O exame tem duração de 4 horas e possui 175 questões com avaliações de imagens e casos clínicos. A aplicação acontece em diversos centros pelo mundo. O exame ocorre em março na língua inglesa, e em setembro para todos os demais idiomas. O resultado de Lucas Ferreira foi publicado no dia 13 de dezembro de 2022, com validade até 31 de dezembro de 2027.
“É necessário recertificação a cada 5 anos, com comprovação de assistências em lactação e amamentação, bem como formação continuada. Com este título, que fora do Brasil é reconhecido como profissão de alto padrão, posso atuar em mais de 131 países com a credencial”, explicou o fonoaudiólogo. Após a graduação em Fonoaudiologia pela Uncisal, Lucas Ferreira foi aprovado no primeiro programa de residência multiprofissional de Neonatologia do estado de Pernambuco, oferecido pelo Centro Integral Universitário Amaury de Medeiros (CISAM) e pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).
Lucas Ferreira também é pós-graduado em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) em 2021. “Este ano finalizei minha terceira pós-graduação em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, pelo IDE, sendo o primeiro fonoaudiólogo homem do Brasil e o primeiro do Crefono 4 (Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª região) a obter esse título de especialista”, afirmou.
Para o fonoaudiólogo, a Uncisal abriu portas para que ele se formasse e obtivesse reconhecimento fora do estado. “Meus primeiros contatos com amamentação aconteceram ainda na universidade. Após a formação, reconheci que precisava seguir estudando e buscar aprofundamento dentro da área da amamentação. Assim trilhei o caminho das residências e especializações, e em breve o mestrado e doutorado”, concluiu.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha