Educação
"Parque nas Escolas" aproxima alunos da fauna e da flora do Parque Municipal
Projeto leva às escolas conhecimentos sobre a Mata Atlântica e exposição de animais taxidermizados
Com o fechamento do Parque Municipal no final do último mês devido as fortes chuvas que atingiram a capital, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) encontrou uma alternativa para levar conhecimento ambiental, informações a respeito da Mata Atlântica e expor os animais taxidermizados do museu da reserva para as crianças de Maceió: o Projeto Parque nas Escolas.
A iniciativa, lançada pela ALURB no ano passado para atender instituições municipais durante o período de férias, foi adiantada, este ano, para atender as escolas que já haviam agendado uma visita à reserva antes do fechamento por problemas estruturais causados pela águas pluviais. Assim, a ALURB manteve a proposta de levar conhecimento sobre a fauna e flora do parque para os alunos da rede municipal, e as escolas também puderam manter as suas programações de atividades.
Os discentes da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, localizada no Conjunto João Sampaio I, foram atendidos pelo projeto na última semana. A professora e psicopedagoga da unidade, responsável pelo agendamento, Mônica Ferreira, diz que a interação é muito importante para as crianças.
"Muitos alunos não têm acesso a esse tipo de conhecimento visual e tudo que foi visto de perto. É bem mais emocionante e prazeroso para eles, sem contar que aprendem mais quando visualizam e podem manusear", disse.
E completa: "foi um dia muito aprendizado para os alunos e também para o corpo de docentes. Depois que o parque retornar as atividades, irei agendar uma visita, pois sei que vão amar a ida à reserva florestal e ter a possibilidade de ver todas as belezas naturais e os seres vivos que vivem lá".
A coordenadora dos parques de Maceió, Rafaela Brito, explica a importância de realizar o projeto ambiental dentro das escolas.
“Esse é um momento enriquecedor para as crianças, já que elas podem aprender um pouco sobre a fauna e a flora do parque. Tenho certeza que elas vão chegar em casa e pedir para o papai e a mamãe para visitar o parque, aumentando esse contato com a natureza, além da certeza de que elas irão propagar todo esse conhecimento”, afirmou.
Uma dos exercícios ministrados pelos educadores ambientais para as crianças foi a explicação sobre a importância em ter uma consciência ambiental e como reagir ao encontrar animais como cobras, lagartos e saguis.
"São ensinamentos para o dia a dia e para toda vida. É essencial que a criançada saiba como reagir ao encontrar um animal silvestre e desenvolva uma consciência ambiental, se tornando nosso aliado na preservação do meio ambiente", completou a coordenadora.
Agendamento
Para participar do Projeto ‘Parque nas Escolas’, o diretor ou professor da unidade escolar deve fazer a inscrição e agendar a visita pelo WhatsApp (82) 98801-3651 ou pelo e-mail [email protected], em horário comercial. Após passar por cuidados estruturais e ser reaberto, as escolas poderão voltar a visitar o Parque Municipal.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha