Educação

Curtas Seb 2023: protagonismo juvenil através da arte cinematográfica

Por Divulgação 16/05/2023 11h05
Curtas Seb 2023: protagonismo juvenil através da arte cinematográfica
Nas produções deste ano, os alunos irão exibir diversos gêneros textuais através de seus roteiros - Foto: Divulgação

No próximo dia 18 de maio, alunos da rede privada de ensino realizarão a temporada 2023 de exibição de curtas-metragens do projeto “CURTAS SEB – Luz, Câmera, Ação”. O projeto é uma iniciativa do professor Alexandre Lima, que busca sensibilizar seus alunos quanto a importância da produção de audiovisual na escola.

“Utilizar o cinema como ferramenta educacional é uma estratégia para discutir temas próximos da realidade do aluno. Dessa forma, desenvolve-se o senso crítico, estético e artístico por meio de um trabalho que valoriza a arte, contribuindo para difundir e estimular a produção de cinema em nossa cidade”, afirma Alexandre Lima.

Nas produções deste ano, os alunos irão exibir diversos gêneros textuais através de seus roteiros. Além disso, concorrem a prêmios exclusivos como: melhor ator e atriz, melhor direção, melhor filme, melhor roteiro, entre outros. A premiação serve como estímulo para que os alunos possam participar de forma dinâmica e ativa na criação dos trabalhos a serem apresentados.

Com direito aos flashs no tapete vermelho e pipoca quentinha, os estudantes envolvidos na produção irão promover entretenimento, risos e lágrimas por meio de seus trabalhos cinematográficos. O projeto “CURTAS SEB - Luz, Câmera, Ação” é destinado aos alunos das séries finais do Ensino Médio e está focado em contextualizar e apresentar a história do cinema nacional, tão importante para formação de opiniões do povo brasileiro. Além de todo o trabalho de pesquisa, a ideia é abrir um espaço para que os alunos se expressem de forma artística apresentando aquilo que há de melhor dentro deles com foco na cultura brasileira.

“Muitos são os desafios na produção deste trabalho pedagógico e extracurricular, pois desenvolver um filme requer um senso de coletividade e criatividade, habilidades importantes nos dias de hoje” afirma o professor.

O projeto tem a supervisão de Jadielson Ângelo (Coordenador do Ensino Médio), Sandra Valéria (Coordenadora Geral) e Ana Paula Yajima (Diretora Geral), todos acreditam na importância da arte como base para a transformação social de crianças e adolescentes.

Na edição anterior, o projeto trouxe assuntos relacionados a depressão e a ansiedade, que deu a produção O MAL DO SÉCULO o prêmio de melhor filme. Isabela e Gabriel Vergeti ganharam, respectivamente, o prêmio como melhor atriz e ator em suas interpretações nos filmes “A ARQUITETA” e “MAESTRO”. Uma grande surpresa para evento foi a produção de “POMODORO”, que, livremente inspirado em “O Poderoso Chefão”, tem como plano central a história de duas famílias rivais que se reúnem para discutir e solucionar um problema. “Acho incrível a forma como os estudantes buscam inspirações em produções clássicas. Isso faz com que eles amadureçam o olhar através de produtos da indústria cultural que marcaram toda uma época. É uma tradição que passa por gerações” – Conclui o professor.

Um outro ponto importante do projeto é reunir os professores da escola na avaliação das produções de cinema. Assim, é possível contribuir para o fortalecimento das relações entre aluno e professor. “Ver nossos alunos desenvolvendo textos, interpretando, dando vida a personagens que eles criaram é um sentimento incrível! Fico muito orgulhoso em perceber a transformação de alguns, que muitas vezes ficam apenas nos “bastidores da sala de aula”, por causa da timidez, agora assumem o papel de protagonista não apenas no cinema, mas em suas próprias vidas. Afinal o cinema é libertador!” Comenta Paulo, professor de matemática na escola.

“O Curtas SEB, em linhas gerais, representa para os nossos estudantes uma oportunidade de criar e construir trabalhos audiovisuais a partir da linguagem estética e artística. Neste sentido, além de encararem como uma forma divertida e leve de aprender, é uma rica oportunidade de aprofundarem o olhar crítico e criativo sobre temas não tão fáceis de lidar no cotidiano, apresentando para os seus pares e para toda a comunidade escolar trabalhos bem elaborados, com olhares diversos e fazendo da leitura da arte cinematográfica uma via tão relevante para o desenvolvimento humano quanto as outras áreas do conhecimento. Enquanto escola, todos nós ficamos felizes e envolvidos com as reflexões provocadas pelas produções dos nossos estudantes”. Afirma a diretora da Escola SEB, Ana Paula Yajima.

Já para o professor em química Keyllor: “Ter um projeto de cinema na escola é uma excelente oportunidade também para o ensino de física. Esse tipo de projeto permite que os estudantes tenham uma compreensão mais ampla sobre a ciência da luz, a óptica, e sua interação com o mundo ao seu redor. Reflexão, Refração, Lentes e Cores são alguns dos principais conteúdos e conceitos que se destacam de forma prática em filmes, o que faz com que os estudantes possam compreender de forma mais clara e dinâmica as teorias da óptica, aumentando o interesse pela matéria e tornando o aprendizado mais significativo e o ensino mais divertido e interativo”.

O evento nomeado de “Entrega do Oscar”, acontecerá no próximo dia 18 de maio, a partir das 8h, no auditório da escola. Em breve os filmes estarão disponíveis em plataformas digitais para a apreciação de todos.