Educação
Semed discute volta dos grêmios estudantis nas escolas municipais
Reunião visa estimular nos estudantes a participação social, cultural e política
Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes da rede municipal de ensino em espaços públicos de debate e convívio sociocultural, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (14), uma reunião para discutir a volta do grêmio estudantil. O encontro reuniu diretores escolares, técnicos e professores do Município.
A reunião foi promovida para discutir a importância das escolas retomarem a prática do grêmio, tendo em vista o engajamento dos jovens na política estudantil ao propiciar a participação dos jovens no sistema democrático.
Roberval da Silva é presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Tradutor João Sampaio. Ele destacou que é fundamental para a formação dos jovens que haja essa articulação entre os estudantes e a escola, já que é um passo importante para despertar a cidadania entre os alunos.
“Precisamos ter o grêmio na escola, porque é uma forma de a gente ensinar aos alunos a como se comportar democraticamente. Eles passam a ter mais consciência dos seus direitos e deveres, como também dos direitos das instituições", revelou.
Através do grêmio estudantil, a escola também pode entender as necessidades dos alunos e dar um salto de qualidade no processo de aprendizagem. Segundo a técnica da coordenadoria-geral de Organização Escolar, Edileuza Maciel, o grêmio é de extrema importância para a gestão educacional.
“Para uma gestão democrática é imprescindível a voz do aluno. Ele tem que estar inserido nessa gestão, participando das tomadas de decisões e fazendo ele se sentir pertencente ao ambiente escolar", ressaltou.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha