Educação
ONG oferece formação gratuita para professores
Curso aberto para todo país contará com aula especial para profissionais do Norte e Nordeste
Com a missão de fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio da leitura e da brincadeira, a OSC Pró-Saber São Paulo construiu diversos saberes durante os 18 anos de atuação em Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade.
Entre os maiores aprendizados está o “Pró Ler & Brincar”, um programa autoral com uma metodologia responsável por impactar mais de 10 mil crianças e jovens diretamente, e 43 mil pessoas indiretamente.
“Nosso programa Pró Ler & Brincar garante que diariamente as crianças brinquem livremente em um ambiente seguro e planejado para elas. Garantimos também um cotidiano mergulhado em um mundo de escrita e de histórias. Nossa prática tem formado novos leitores apaixonados pela leitura.”, conta Maria Cecilia Lins, diretora executiva do Pró Saber SP.
Com o sucesso dessa metodologia de educação integral mediada pela leitura e pela brincadeira, a partir de agora, o Pró-Saber SP divide seu conteúdo com educadores de todo o país por meio de uma plataforma online totalmente gratuita com certificação. O objetivo é compartilhar as práticas criadas pelo instituto com outras instituições de ensino e educadores e assim, alcançar mais crianças.
“Nosso sonho agora é que a nossa metodologia esteja em todo lugar. Queremos contribuir com a formação de educadores por todo Brasil, compartilhando como realizamos nossa prática diariamente.”, reforça.
Como funciona a formação
A partir de um espaço virtual de formação totalmente online e gratuito, chamado Pró Formação, o Instituto disponibilizou o curso “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” que trabalha a leitura, a escrita, o brincar e os processos de acompanhamento de formação de professores. O conteúdo fica disponível para acesso livre durante 75 dias, após o início da formação, com certificação automática após a conclusão dos módulos. A comunicação com a coordenação do Pró-Saber SP é feita dentro da plataforma de EAD.
A formação conta com 11 módulos, que além da fundamentação teórica, foca bastante na parte prática. O “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” é dividido em 3 partes chamadas de "EPA": Escuta, Prática e Acolhimento. A "Escuta" é o início do trabalho, onde a organização irá ouvir as demandas de cada educador de forma personalizada. Na parte "Prática", a ONG compartilha suas metodologias. E por fim, no "Acompanhamento", os professores recebem auxílio para implementarem os programas em seus territórios.
O “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” é a primeira formação disponibilizada no Pró Formação, mas o Instituto já trabalha na produção de novos cursos para os educadores e interessados.
Aula experimental
Pensando em tirar as dúvidas dos educadores e demais interessados, o Pró-Saber SP irá fazer uma aula experimental, on-line e gratuita, no Facebook e Youtube do Instituto, no dia 16 de maio, segunda-feira, às 19h.
Para os participantes, além da apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas, o Pró também irá compartilhar um guia de formação, com a base do que será trabalhado no Pró Ler & Brincar em Todo Lugar.
Serviço
Formação gratuita: Pró Ler & Brincar em Todo Lugar
www.proformacao.com.br
www.facebook.com/ProSaberSP
Sobre o Pró-Saber SP
O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Fundada em 2003, tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.
Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, conta com quatro programas para crianças e jovens de 4 a 19 anos, além de suas famílias e responsáveis. Desde 2019, estão de portas abertas com uma biblioteca infanto juvenil gratuita.
Em 18 anos de atuação, a organização impactou mais de 10.600 crianças e jovens diretamente e mais de 43.000 pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens; e é detentora dos prêmios Melhores ONGs, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e semifinalista Prêmio Itaú Unicef.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha