Educação
Dia do Livro: ‘Mostre o seu Poder”, de Mical Rocha, mostra as várias faces do que é ser mulher
Livro de estreia da autora mostra histórias inspiradoras de mulheres que são referência em Alagoas
Desde criança, Mical Rocha gostava de escrever. Participava de peças de teatro, para exercitar a criatividade. Quando cresceu, se tornou cantora gospel e inclusive, chegou a lançar um CD. Além disso, é mãe de três filhos e foi locutora de uma rádio comunitária, onde descobriu outra grande paixão em sua vida: a comunicação.
Como tantas mulheres em busca de um sonho, ela se desdobrou de várias formas, até conseguir cursar Jornalismo na Unit/AL, motivada por suas experiências com o rádio. No curso, inspirada pelos professores e pelas disciplinas estudadas, ela desenvolveu um projeto, que em 2022 tomou forma: O livro ‘Mostre seu Poder’, o primeiro de sua autoria.
“A princípio seria um relato da minha vida após os 30 anos, onde ocorreram muitas transições significativas para a minha carreira. Mas logo percebi que não se tratava apenas das minhas experiências pessoais, mas que muitas mulheres assim como eu, precisavam encontrar o poder interior, sua autoconfiança para galgar os seus objetivos. Então, veio o tema: ‘Mostre O Seu Poder’”, comenta Mical.
Ao ver o livro já pronto e em suas mãos, a autora relata que é uma realização pessoal, mas sente que ainda tem um longo caminho a percorrer. “Sempre desejei deixar um legado para as pessoas. E eu senti que essa realização me trouxe mais esperança de coisas que aparentemente são inalcançáveis, mas que, na verdade, são possíveis com determinação e força. É um sentimento de alegria e de grande emoção!”, relata.
Processo de Produção
Para o livro, a autora buscou mulheres que são referências de poder em vários âmbitos sociais: As jornalistas Gilka Mafra e Vanessa Alencar, a juíza Emanuela Porangaba e a deputada estadual Jó Pereira. Além delas, a professora Maria Francisca, mãe de Mical, também foi entrevistada. Ela ressalta que, para ela, Maria Francisca é uma forte referência de poder.
Vanessa Alencar, jornalista e escritora, conta como foi a experiência de ser uma das entrevistadas: “Inicialmente, quando fui convidada, me perguntei: porque eu, em meio a tantas mulheres - inclusive as que estão no livro - maravilhosas e empoderadas? Mas no decorrer da conversa e, principalmente diante do resultado, a pergunta mudou para: porque não eu? Ser entrevistada sobre um tema tão forte e relevante foi diferente, mexeu comigo de forma positiva. Estou acostumada a ver as histórias que conto publicadas, mas não a ver a minha história. Foi uma mistura de conversa entre amigas e terapia”.
“Mostre seu poder”
Perguntada sobre o que é Mostrar o Seu Poder, Mical responde: “Algumas pessoas têm força. Uma mulher autoconfiante tem o poder. Estamos sempre buscando força para cumprir rotinas, alcançar metas, realizar sonhos, mas o poder agrega valores em potencial. Como a autoconfiança, capacitação, predisposição, proatividade, foco, entre outros fatores. Ter poder é ter o domínio das escolhas, é ser ativa e não passiva. É ter voz na sociedade e não se calar, mas falar quando for preciso, opinar, ter senso crítico. Como mulheres precisamos ocupar os espaços de poder e de decisão”.
Já Vanessa, responde: “Tem uma frase de Cecília Meirelles que gosto muito. ‘Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira’. Acho que mostrar o nosso ‘poder’ é ter essa consciência. A consciência do poder das mulheres fortes que fizeram e fazem parte da minha vida, das mulheres que me inspiraram e que me inspiram. Não são mulheres que nunca sofreram, que nunca caíram, que nunca se cansaram, que nunca desistiram. São mulheres que voltaram inteiras - e mais fortes, mais belas, mais determinadas - a cada queda, a cada golpe, a cada dor.”.
Como adquirir?
O livro está disponível na versão digital (e-book) e impresso pela editora Filos, Estante Virtual, Livraria Leitura, Mercado Livre e Lojas Americanas. O registro também pode ser adquirido diretamente com a autora, através do contato (82) 99691-7755 (WhatsApp) ou da rede social, por meio do @mical_rochaj (Instagram).
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha