Educação

Unit Alagoas celebra os 60 anos do Grupo Tiradentes

Graças à expansão de um dos maiores complexos educacionais, Unit Alagoas hoje é a melhor instituição de ensino superior de Alagoas

Por Assessoria 19/04/2022 14h17
Unit Alagoas celebra os 60 anos do Grupo Tiradentes
No próximo dia 21 de abril, o Grupo Tiradentes comemora 60 anos como um dos maiores complexos educacionais da América Latina - Foto: Assessoria

No próximo dia 21 de abril, o Grupo Tiradentes comemora 60 anos como um dos maiores complexos educacionais da América Latina. O Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) faz parte dessa história, quando seu fundador Jouberto Uchôa de Mendonça expande para a capital alagoana, abrindo uma unidade em 2006, em um Shopping de Maceió, e que um ano depois transformou-se no completo Campus Amélia Maria Uchôa, no bairro de Cruz das Almas.

"O Centro Universitário Tiradentes faz parte da história do Grupo Tiradentes desde agosto de 2006, quando a Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), foi implantada, com o compromisso de dar continuidade ao legado da Universidade Tiradentes e contribuir com o desenvolvimento da educação e do Ensino Superior no Estado de Alagoas. Com um projeto Estratégico que previa a implantação de um campus universitário idealizado para ser uma universidade e um Plano de Desenvolvimento Institucional composto por um excelente Projeto Pedagógico e um portfólio de cursos de graduação e pós-graduação de excelente qualidade. A então Fits, em pouco tempo, se destacou como uma instituição com ótimo padrão de qualidade, formando as primeiras turmas e obtendo ótimos conceitos nas avaliações do Ministério da Educação. Em 2014, a Fits foi credenciada como Centro Universitário e passamos a implantar o programa de Pós-graduação Stricto Sensu, com um mestrado e doutorado e o curso de Medicina, que teve como grande diferencial, além da ótima estrutura laboratorial, a metodologia ativa do PBL, primando pela formação dos seus alunos”, destaca o reitor da Unit Alagoas, Dario Arcanjo de Santana.

A unidade obteve o reconhecimento da sociedade alagoana como uma instituição que se destaca na cenário alagoano como a melhor instituição de Ensino Superior do Estado, com os seus cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu, sendo reconhecidos com excelentes conceitos, sendo a única instituição recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima (5,0).

Seus alunos sempre se destacam no mercado produtivo e na sociedade pela eficiência e competência que exercem nos cargos ou funções que ocupam, demonstrando conhecimentos e experiência adquiridas durante a formação acadêmica e profissional. “Nos 60 anos do Grupo Tiradentes, portanto, a Unit/AL se orgulha de, nos últimos 15 anos, ter consolidado os valores, o padrão de qualidade e resgatado o compromisso com a responsabilidade social que fazem parte do DNA do Grupo, com os seus diferenciais qualitativos e cumprindo a sua missão de inspirar as pessoas a ampliar horizontes por meio da educação inovadora e de qualidade, comprometida com o desenvolvimento da sociedade”, destaca o reitor.

Desde então, a Unit Alagoas já formou mais de 9 mil profissionais capacitados para atender as exigências do mercado de trabalho em nível nacional, oferecendo uma educação de qualidade, transformando e contribuindo para o desenvolvimento do estado. Frente à esta formação, está um time de professores, gestores e coordenadores altamente qualificados e comprometidos com o protagonismo do estudante, seja em sala de aula ou na atividade prática. Todo o corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, com vasta experiência e reconhecimento no mercado de trabalho, uma equipe pedagógica de alto nível e iniciativas inovadoras.

Contribuição Social


Atuando próximo à sociedade, a Unit Alagoas tem projetos de assistência à saúde e benefícios. As clínicas de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e o Centro de Psicologia Aplicada oferecem - por mês - mais de sete mil atendimentos gratuitos à população. Os serviços, que são feitos pelos próprios estudantes, com monitoramento dos docentes, unem a teoria à prática, gerando também, vantagens aos futuros profissionais. O Campus também contempla uma Unidade Docente Assistencial (UDA).

A Unit também está presente na vida dos alagoanos com centenas de ações sociais e voluntárias, como por exemplo com a realização de Fóruns de Desenvolvimento Regional e Mutirões de Conciliação, realizado por meio do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) em parceria com o com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público de Alagoas. E frente a essas ações estão grande parte de seus alunos e docentes, em prol da formação prática e experiência acadêmica.

A presença no Nordeste


A história do Grupo Tiradentes não se restringe ao território alagoano. Ela começou em Aracaju, capital de Sergipe, no ano de 1962. Foi quando o jovem Jouberto Uchôa de Mendonça, que até então tinha sido vigilante, inspetor e secretário de outro colégio da cidade, fundou o Ginásio Tiradentes, uma escola que ofertava turmas do ensino infantil ao técnico nas áreas de Contabilidade e Administração. Em 1969, já como Colégio Tiradentes, mudou-se para uma sede própria no Centro de Aracaju e ali montou as bases para o surgimento das Faculdades Integradas Tiradentes, com os cursos superiores de Administração, Economia e Ciências Contábeis, autorizados a funcionar em 1972.

Em 1994, após o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a instituição de ensino superior foi elevada à categoria de Universidade, a única do Grupo Tiradentes, quando também inaugurou o Campus Farolândia, o maior campus universitário do Grupo - com uma área de 155 mil metros quadrados (m²) que abriga a Biblioteca Central, a Vila Olímpica, mini-shopping, Complexo de Comunicação Social e dezenas de laboratórios ligados aos dois núcleos de ciência, tecnologia e inovação do Grupo: o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), criado em 1998; e o Tiradentes Innovation Center, inaugurado em 2019, que figuram entre os mais conceituados da região. Além do campus Farolândia, a Unit inaugurou, entre 2003 e 2004, campi nas cidades sergipanas de Estância, Itabaiana e Propriá, ampliando o acesso à educação de qualidade para outras regiões do estado.

O Grupo mantém ainda 26 polos de educação a distância espalhados pelos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. Ainda em Sergipe, o Grupo Tiradentes mantém a Faculdade São Luís de França (FSLF), fundada em 1996 e incorporada à companhia em 2015, com a proposta de oferecer cursos superiores mais acessíveis ao público trabalhador, mas com a mesma qualidade acadêmica de excelência.

Já em Pernambuco, o Grupo Tiradentes está presente desde 2012, quando incorporou a antiga Facipe (Faculdade Integrada de Pernambuco), existente desde 2001, e passou a funcionar em duas unidades no Recife. Em 2018, a instituição passou a ser o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e expandiu sua atuação através de clínicas-escola abertas ao atendimento do público e de parcerias com o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos e de inovação do mundo, e outras instituições locais.

No início de 2022, o Centro inaugurou um amplo e moderno campus no bairro Imbiribeira (zona sul do Recife), com 40 salas, 11 laboratórios, uma clínica integrada multidisciplinar para os cursos de saúde e um Núcleo de Práticas Jurídicas, além de centros de formação dedicados ao preparo do aluno e outros espaços com serviços e atividades totalmente integradas à capital pernambucana.

Em 2018, foi criada a Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, chamada Fits Piedade, que permitiu a criação de um curso de Medicina na Região Metropolitana do Recife. Isso foi possível a partir da lei do Programa Mais Médicos, do governo federal, que visava formar profissionais em comunidades necessitadas de atendimento em saúde. Sob o mesmo programa, o Grupo criou em 2021 a sua segunda escola médica em Pernambuco: a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), cidade da região norte do Estado.