Educação
Mais de seis mil estudantes irão disputar Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió

A primeira Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) realizada na rede municipal de Educação de Maceió contará com 6.437 estudantes disputando as premiações da competição. Com o tema 'Maceió: um olhar para a cultura local' e homenagem ao poeta e escritor alagoano Lêdo Ivo, professores e estudantes participam de momentos de formação e capacitação.
Ao todo, 136 professores inscreveram estudantes do 1º ao 9º ano, divididos entre 61 escolas de Ensino Fundamental da rede. Os inscritos poderão concorrer ao 1º, 2º e 3º lugares, escrevendo textos de três gêneros: poemas, memórias literárias e crônicas, com assuntos sobre questões socioculturais do município.
Escritores levam conhecimento à estudantes da rede. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal. Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.
Para a preparação dos estudantes para a competição, as crianças participaram do projeto 'Escritores Nascem na Escola', que levou escritores para às salas de aula para falar sobre produções textuais e incentivar os estudantes a se envolverem com a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Além disso, os professores também participarão, de forma virtual, de uma capacitação entre os dias 12 e 20 de abril. A técnica e membro da comissão organizadora da OLP, Laudiceia Souza explicou a ação.
“Os professores que inscreveram suas turmas já estão realizando a etapa de realização de trabalhos de leitura e produção de textos dentro de sala de aula e agora irão passar por uma formação que ajudará esses profissionais a aprofundar um pouco mais o olhar para o gênero textual com o qual está trabalhando, de acordo com a turma inscrita”, contou.
Premiação
Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela