Educação
Saúde e Longevidade em pauta no novo lançamento da Edufal
Envelhecer bem tem sido a busca de muitos brasileiros nos últimos anos. O tema tem ganhado cada vez mais visibilidade na sociedade contemporânea, e para falar com mais profundidade sobre o assunto, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança no próximo dia 15 de março, às 14h, o livro “Envelhecimento e saúde: contribuições multidisciplinares”.
A obra é organizada pelas professoras Maria do Socorro Menezes Dantas e Piettra Moura Galvão Pereira.A cerimônia de lançamento será na sede da Edufal, no prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões.
Discutindo temas como prática de exercícios físicos na terceira idade, promoção de saúde em idosos, acessibilidade, menopausa, sarcopenia, fadiga, entre outros, o livro conta com 12 artigos e especialistas em diversas áreas, entre assistentes sociais, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas e outros.
Segundo a professora Socorro Dantas, a publicação foi elaborada sob olhar multidisciplinar para os cuidados de saúde com a pessoa idosa, com objetivo de aprofundar a discussão e apresentar possibilidades para a otimização da promoção do envelhecimento ativo com saúde, autonomia, participação e segurança e, assim, melhorar a qualidade de vida.
“Considerando que o envelhecimento é multidimensional, a atuação de equipes interprofissionais na promoção da saúde da pessoa idosa representa a possibilidade de oferecer cuidados multidisciplinares, integrados e proativos para proporcionar melhoramentos na saúde e na qualidade de vida”, afirma.
O livro é dividido em três partes: na primeira, é tratada a questão do envelhecimento e da atividade física a partir do lugar da pessoa idosa, que não está mais ausente do conjunto de discursos produzidos. Na segunda parte, a reflexão é sobre a atuação da equipe interprofissional na promoção da saúde, aspectos nutricionais, funcionais e de acessibilidade espacial, relações e influências nos cuidados integrais à saúde da pessoa idosa, além de informações atuais sobre as estratégias de enfrentamento da pandemia da covid-19 pelas instituições de longa permanência para idosos em Maceió.
Por último, o livro trata das estratégias multidisciplinares para promoção da saúde da pessoa idosa à luz de evidências científicas, com recomendações práticas de propostas de intervenção para a promoção, prevenção e tratamento da saúde de pessoas idosas, especificamente sobre adaptações neurais, musculares, ósseas, fadiga, qualidade de vida e desempenho funcional.Uma obra com múltiplos fins, válida tanto para pesquisadores, quanto para a comunidade em geral, afinal, todos queremos envelhecer bem e com saúde.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha