Educação
Olimpíada Alagoana de Matemática inscreve até 20 de novembro
Prova ocorrerá em uma única etapa e está marcada para o dia 27 deste mês na capital e em alguns municípios alagoanos

O professor Davi Lima aproveita para destacar que nessas quase duas décadas de realização a OAM tem sido motivadora para os estudantes . “Qualquer olimpíada científica deve ser encarada como um começo, nunca um fim. Os premiados na competição estadual estão automaticamente convidados a participar do Núcleo de Treinamento Intensivo (NuTI), do IM, onde ficam durante oito meses , visando o desenvolvimento na área. Ao entrarem em cursos de exatas na Ufal ou em outra universidade, já têm familiaridade com conceitos. Eu fiz a prova em 2006 e então tive mais certeza que queria estudar matemática”, frisa Davi. Ele é doutor em Matemática pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com estágios de pós-doutorado na École Polytechnique (França) e na Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG). Em sua dinâmica carreira docente, coordenou este ano o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti), além de eventos de extensão e pesquisa.
Davi reforça que desde a realização da primeira OAM, diversos ex-olímpicos locais, retornaram à Ufal como docente, como ele e o também coordenador Alan Pereira. Alguns participantes expandiram atividades de pesquisas outras universidades federais, a exemplo de Diogo dos Santos do corpo docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também membro do comitê elaborador da prova.
“São inúmeros os benefícios da Olimpíada Alagoana de Matemática na sociedade local e esperamos continuar impactando positivamente com a competição deste ano. Para evitar grandes deslocamentos, definimos vários polos de aplicação da prova”.
Veja aqui mais informações sobre a competição.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
3Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
4Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
5Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo