Educação
Professor da Ufal referência internacional da matemática morre aos 87 anos
Elon Lages Lima faleceu no Rio de Janeiro; ele era tido como um dos mais importantes autores de livros de matemática no país
Morreu neste domingo (7) o matemático alagoano Elon Lages Lima, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. O professor era doutor honoris causa pela Universidade Federal de Alagoas e tido como um dos mais importantes autores de livros de matemática no país, com mais de 40 publicados.
Elon seria homenageado como matemático alagoano de destaque internacional na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia Inovação, numa parceria com a Ufal, em outubro deste ano.
Ele era PhD pela Universidade de Chicago, foi três vezes diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Elon Lages era conhecido por seus trabalhos em topologia diferencial, topologia álgebra e geometria diferencial. Ele foi criador do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (Papmem), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país.
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 1963, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.
A comunidade matemática da Ufal lamenta a morte do professor que é uma referência internacional e para a formação acadêmica da área.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Fogo no feno!
A Fazenda 17: queda, puxão de edredom e suposta agressão revoltam o público; veja vídeo
-
3Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
4Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
5Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável




