Educação
Professor da Ufal referência internacional da matemática morre aos 87 anos
Elon Lages Lima faleceu no Rio de Janeiro; ele era tido como um dos mais importantes autores de livros de matemática no país
Morreu neste domingo (7) o matemático alagoano Elon Lages Lima, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. O professor era doutor honoris causa pela Universidade Federal de Alagoas e tido como um dos mais importantes autores de livros de matemática no país, com mais de 40 publicados.
Elon seria homenageado como matemático alagoano de destaque internacional na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia Inovação, numa parceria com a Ufal, em outubro deste ano.
Ele era PhD pela Universidade de Chicago, foi três vezes diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Elon Lages era conhecido por seus trabalhos em topologia diferencial, topologia álgebra e geometria diferencial. Ele foi criador do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (Papmem), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país.
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 1963, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.
A comunidade matemática da Ufal lamenta a morte do professor que é uma referência internacional e para a formação acadêmica da área.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha