Educação
Escola Sesi Cambona expõe trabalho na maior feira científica do Brasil
Apresentação dos trabalhos científicos começou nesta terça-feira, 21, e seguem até esta quinta-feira, 23
A Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) está entre as seis instituições de ensino que representam Alagoas na maior mostra científica do país, a Feira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace/USP). A apresentação dos trabalhos científicos começou nesta terça, 21, e seguem até esta quinta-feira, 23, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.
A ideia de desenvolver o aplicativo “Saúde Sempre em Dia (SSD)”, que é projeto finalista da Febrace, partiu de uma pesquisa feita por estudantes no entorno da escola, além de seus lares. “Elas perceberam a dificuldade da população no acesso ao sistema de saúde e o alto custo de medicamentos utilizados no tratamento de enfermidades”, explica a pedagoga Marseille Lessa.
Daí, surgiu o aplicativo com receitas, que indica a utilização de produtos naturais no tratamento de sintomas ao alcance das mãos. Segundo Marseille, no App tem-se a possibilidade de pesquisa por região, locais de venda, modo de preparo, catálogo de produtos, entre outras informações.
O trabalho foi desenvolvido pelas alunas Esmirna Olivera Gameleira (que viajou a São Paulo para a apresentação), Ingrid Cortêz de Novais Pontes Dias, Izabele Maria Guedes Peixoto da Rocha, orientadas pela professora de Matemática Cristiane Siqueira de Macêdo Nobre.
O gestor escolar Carlos Abreu também compõe a comitiva alagoana. “A Rede Sesi de Educação de Alagoas, mais uma vez, leva o nome do Estado para um evento de alto nível e reforça o trabalho que tem desenvolvido com a proposta de educar para o mundo do trabalho, atuando fortemente na transformação da educação, sobretudo, na formação de futuros cientistas e engenheiros para esse país”, afirmou.
Votação popular
Os seis trabalhos alagoanos também concorrem ao prêmio do voto popular da Febrace, onde internautas escolherão seus projetos prediletos. Para votar no projeto da Escola Sesi, basta acessar o link febrace.org.br/virtual/2017/SAU/105/ e curtir via Facebook.
Também participam da Febrace, por Alagoas, as escolas estaduais Marcos Antônio Cavalcanti (Maceió), Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca), Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Canoa), Muniz Falcão (Cacimbinhas) e Cônego José Bulhões (Dois Riachos).
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha