Educação
Quase 100 mil candidatos participam de concursos da Ebserh neste semestre
Ao todo, serão 1121 vagas nas áreas médica, assistencial e administrativa

Com quase 100 mil candidatos inscritos, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizará três concursos, no Rio de Janeiro, Cajazeiras e Campina Grande, nos próximos dias. Ao todo, serão 1121 vagas nas áreas médica, assistencial e administrativa. Na área médica, existem 14 candidatos homologados para cada vaga. Já nas áreas assistenciais e administrativa, são 101 e 180 inscritos por cargo, respectivamente. As remunerações variam entre R$ 1.863,48 e R$ 8.887,51.
De acordo com o presidente da Ebserh, Kleber Morais, só no segundo semestre de 2016, foram convocadas 3.842 pessoas para vagas em 33 hospitais filiados à estatal, nas cincos regiões do país. “As nomeações vão continuar e esperamos convocar todos os aprovados nos últimos concursos até o final de 2018. A primeira chamada desse ano contemplou 495 profissionais em 30 HUs e eles já iniciaram as atividades no começo de janeiro”, afirmou.
Entre esses profissionais está Franco Luis Campos. O enfermeiro falou sobre os seus primeiros dias de serviço no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam). “Trabalhava em um hospital público que não tinha um número suficiente de funcionários. Foi a maior diferença que encontrei aqui. Além disso, a estrutura física é muito boa, com aparelhos novos e de qualidade”, completou o colaborador que se disse bem recebido pelos colegas do HU em Vitória, Espírito Santo.
Para Micael Masato, médico do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), de São Paulo, a estatal tem feito um trabalho importante na melhoria dos serviços prestados pelos hospitais vinculados. “A Ebserh trouxe recursos para a cidade que ainda é carente em serviço público de saúde qualificado”, frisou o psiquiatra.
Confira as datas dos concursos:
22/01 - HUGG-UNIRIO - Rio de Janeiro
29/01 - HUAC-UFCG - Campina Grande
05/02 - HUJB-UFCG – Cajazeiras
Conheça a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa