Economia
Atividade econômica cresceu 0,1% em maio
No acumulado de 12 meses, aumento é de 1,4%, informou BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,1% em maio na comparação com abril de 2026. O resultado considera o ajuste sazonal. Nos últimos 12 meses, o indicador avançou 1,4% e tendo como base o trimestre, o crescimento ficou em 0,7%.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Banco Central. Segundo a autoridade monetária, o IBC-Br é um indicador complementar ao Produto Interno Bruto (PIB – soma de todos os bens e serviços produzidos no país). Enquanto o PIB oferece uma visão consolidada da economia, o IBC-Br ajuda a entender o momento da atividade econômica. Dessa forma, ele serve como prévia da economia do país.
As informações sobre os níveis da atividade econômica têm por base os setores da indústria, de serviços e da agropecuária.
No caso da indústria, foi observado crescimento de 0,4% em maio (ante a abril). O setor de serviços apresentou alta de 0,1%. Já a agropecuária teve resultado negativo, registrando recuo de 1%.
Segundo o BC, a economia brasileira teria avançado 0,2% no mês, não fosse o resultado negativo da agropecuária.
O IBC-Br ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,25% ao ano.
Mais lidas
-
1Cidade Universitária
Mulher é morta durante assalto na parte alta de Maceió após tentar fugir de criminosos
-
2Santa Amélia
Adolescente sobrevive após fingir-se de morto durante ataque a tiros em Maceió
-
3Domingo (6)
Homem morre e dois ficam feridos após série de ataques a tiros na parte alta de Maceió
-
4HC Pet
População reclama de espera de 5 horas por atendimento em hospital veterinário de Maceió
-
5Eleição 2026
Prefeito e vice lideram grande ato político em Quebrangulo e reafirmam apoio à reeleição de Alexandre Ayres





