Economia
Braskem fechada gera impacto ao Porto de Maceió
Com fim da importação de sal, terminal de cargas registra queda de 20% na movimentação de 2024 para 2025
O Porto de Maceió movimentou pouco mais de 2,2 milhões de toneladas de cargas em 2025, entre produtos importados e exportados, em granéis líquidos e sólidos. Uma movimentação de cargas em torno de 20% menor do que a registrada em 2024, quando foram movimentadas 2,6 milhões de toneladas, no cais de Jaraguá.
A administração do Porto de Maceió ainda não divulgou o balanço oficial deste ano, com o total de mercadorias recebidas e despachadas, mas pela movimentação de cargas, de janeiro a dezembro de 2025, dá para perceber que houve uma redução de pouco mais de 440 mil toneladas, na comparação com 2024.
Enquanto o total de movimentação de cargas em 2024 foi de 2.677.581 toneladas; em 2025, a movimentação ficou em 2.225.632 toneladas, de acordo com os dados disponibilizados no site oficial da Administração do Porto de Maceió.
Entre os produtos que sofreram a maior redução de movimentação de cargas em 2025, em comparação com 2024, o destaque foi a importação de sal pela Braskem, para a produção de cloro/soda, na sua fábrica no Pontal da Barra, em Maceió.
A petroquímica passou a importar sal do Chile a partir de 2020, logo depois que foi proibida de continuar extraindo sal-gema do subsolo de Maceió. A proibição foi imposta pela Justiça por conta da tragédia do afundamento do solo, provocado pela mineração predatória da Braskem, em pelo menos cinco bairros da capital alagoana.
Sem ter como continuar explorando a matéria prima do subsolo da cidade, a Braskem passou a comprar sal do Chile, em quantidades cada vez maiores do ano de 2020 para cá. Ao longo dos últimos seis anos, foram importadas pela Braskem mais de 2,2 milhões de toneladas de sal, vindas de navios do Chile.
Em 2020, foram importadas 102.210 toneladas; em 2021, cerca de 336 mil toneladas; em 2022, pouco mais de 515 mil toneladas; em 2023, mais de 548 mil toneladas; em 2024, cerca de 554 toneladas; e em 2025, apenas 170.552 toneladas.
A maior quantidade de sal, comparada do Chile pela Braskem, foi registrada em 2024, quando a produção de cloro/soda estava em pleno vapor. No entanto, no ano seguinte, a importação de sal começou a cair, logo nos primeiros meses de 2025. Reflexo do encerramento das atividades da Braskem, em Maceió.
Desativação
Com a desativação da fábrica no Pontal da Barra, em operação desde meados dos anos 70, a Braskem deixou de comprar sal a partir do segundo semestre do ano passado. Por isso, fechou 2025 com a importação de apenas 170 mil toneladas de sal do Chile.
Segundo informações do Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE), a fábrica do Pontal da Barra está sucateada e não teria mais condições de continuar com a produção de cloro/soda, sem que fosse realizada uma manutenção completa nas máquinas e equipamentos.
Como para a empresa não compensaria mais continuar importando Sal do Chile (os custos são altíssimos), a diretoria da Braskem teria encerrado as atividades fabris em Maceió. A unidade da empresa no Pontal da Barra passaria a ser usada apenas como depósito de dicloroetano (DCE).

Unidade do Pontal pode estocar dicloretano
De acordo com o Sindipetro, a informação de que a unidade do Pontal da Barra iria ser transformada num depósito de dicloroetano (DCE) foi passada pelos operários da Braskem – aqueles que ainda foram demitidos, porque estariam trabalhando na operação final de descontaminação do solo e do lençol freático, nos arredores da fábrica.
No entanto, a empresa não admite a transformação da fábrica num terminal de estoque de dicloroetano – que é um composto organoclorado; um líquido incolor com odor adocicado, usado principalmente como intermediário na fabricação de cloreto de vinila (PVC) e como solvente para desengraxar e remover colas; um componente químico presente em alguns produtos de limpeza e pesticidas.
O dicloroetano é apontado também como um produto extremamente tóxico, irritante e controlado, exigindo manuseio cuidadoso, em atividades industriais e armazenamento.
No final dos anos 90, a petroquímica quis construir um tequial (terminal químico) ao lado da fábrica do Pontal da Barra, para estocar dicloroetano, mas desistiu do projeto diante dos protestos das entidades em defesa do meio ambiente e da repercussão negativa na mídia local.
No entanto, a Braskem negou o fechamento da fábrica e a intenção de transformá-la num depósito de dicloroetano, quando consultada sobre o assunto, pela reportagem da Tribuna Independente.
BRASKEM IMPORTOU AREIA DA BAHIA
Depois de proibida de prospectar sal-gema das 35 minas espalhadas por Maceió, a Braskem foi obrigada a tamponar as cavidades, exploradas ao longo de quase 50 anos. O produto indicado (não se sabe com base em quê), para tampa os poços de sal-gema, foi areia fina e salinizada.
Com isso, a petroquímica deu início à busca desenfreada por areia de praia, inflacionado o mercado do mineral em Alagoas. Essa corrida pela areia tem provocado crimes ambientais em pelo menos quatro municípios do Litoral Sul de Alagoas: Marechal Deodoro (Francês), Coruripe (Poxim), Feliz Deserto (às margens da AL-101/Sul) e Piaçabuçu (Pontal do Peba).
Resultado: por conta da extração predatória de areia, várias denúncias foram feitas ao Ministério Público Federal (MPF).
Com base nessas denúncias, o MPF conseguiu suspender a extração de areia na praia do Francês e no município de Feliz Deserto. Isso deu um abalo na demanda pelo mineral, levando a Braskem mandar buscar um navio carregado de areia na Bahia.
Segundo a administração do Porto de Maceió, foram importadas pela Braskem cerca de 30 mil toneladas de areia em 2025.
No entanto, como os custos da importação de areia se mostraram muito altos, a empresa suspendeu a compra do produto na Bahia. Dando preferência à aquisição da areia extraída do litoral alagoano, compra de fornecedores licenciados pela Agência Nacional de Mineração (ANP) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Mais lidas
-
1Veja antes e depois
Aline Campos (ex-Riscado) explode e rasga o verbo após críticas sobre aparência
-
2De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
3Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
4Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
5Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió



