Economia
Incentivo do Governo influencia no aumento de vendas de motos novas
As vendas de motocicletas novas em Alagoas registraram crescimento de 11,3% em 2025, na comparação com o ano anterior, e somaram 49.538 unidades, segundo levantamento divulgado na terça-feira (13), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O volume equivale a comercialização de 4.128 unidades por mês ou 137,6 por dia.
Somente no mês de dezembro de 2025, a comercialização de motos novas no estado somou 4.215 unidades, um aumento de 6,8% ante as 3.945 motocicletas vendidas no mesmo mês de 2024. Na comparação com o mês anterior – quando foram vendidas 3.776 motos –, o desempenho do segmento registrou crescimento de 11,6%.
De acordo com o levantamento da Fenabrave, o interior do estado liderou a venda de motocicletas em 2025, com 38.853 unidades – o correspondente a 78,4% do total vendido no estado no ano passado. O volume comercializado no interior corresponde à saída de 1.295 unidades por mês, ou 43 por dia.
Em 2025, o desempenho nas vendas de motocicletas foi influenciado por incentivos do Governo do Estado, que zerou, por meio do programa Correria, a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para veículos de até 175 cilindradas.
Programa Correria

Lançado pelo governo do Estado em janeiro de 2023, o Correria tem como foco a valorização de motociclistas, mototaxistas e demais profissionais que utilizam motocicletas nacionais de até 175 cilindradas como ferramenta de trabalho, além de motoristas de aplicativos.
A isenção é concedida para motos novas dentro do prazo do calendário do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para motos usadas, o processo é igualmente simples: os interessados devem entrar em contato com a assistente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Nise. Todo o procedimento ocorre de forma ágil, com análise rápida e retorno claro ao beneficiário.
Já os motoristas de aplicativos precisam fazer um credenciamento junto à Sefaz-AL, conforme regulamentação definida em edital publicado pela Secretaria. Esse edital estabelece os requisitos obrigatórios e o prazo máximo para as empresas enviarem a relação de motoristas associados.
O procedimento deve ser realizado pelas empresas de transporte por aplicativo, que precisam enviar um e-mail para a chefia do IPVA da Sefaz-AL, no endereço [email protected], com o assunto: “Credenciamento de operadora de transporte por aplicativo”. Após o credenciamento, as empresas ficam responsáveis por encaminhar a lista de motoristas para o benefício ser devidamente aplicado.
Mais lidas
-
1Vem por aí!
BBB 26: dinâmica da semana sofre mudança após Jonas ‘levar vantagem’ no jogo
-
28º paredão
Quem sai do Big Brother Brasil 26? Enquete atualizada revela virada chocante após Sincerão
-
3'Personificação do karma'
Garota de Fora: Recomeço é a nova aposta de dorama de suspense na Netflix
-
4Quem sai?
Big Brother Brasil 26: enquete atualizada aponta rejeição de ex-favorito em 8º Paredão
-
5Alagoano
ASA 1 x 1 CRB: time regatiano é 1º penta e faz história



