Economia

Programa Viver de Renda arrecada mais de 100 litros de óleo usado em Porto Calvo

Iniciativa da Verde Alagoas incentiva descarte correto e promove geração de renda e sustentabilidade

Por Assessoria 09/01/2026 10h30 - Atualizado em 09/01/2026 10h33
Programa Viver de Renda arrecada mais de 100 litros de óleo usado em Porto Calvo
Programa Viver de Renda já arrecadou 117 litros de óleo de cozinha usado desde o seu lançamento, em junho de 2025 - Foto: Assessoria

O programa Viver de Renda, desenvolvido pela Verde Alagoas no município de Porto Calvo, já arrecadou 117 litros de óleo de cozinha usado desde o seu lançamento, em junho de 2025. A cada litro de óleo entregue, o cliente recebe um produto de limpeza, como detergente ou água sanitária, em troca.

“É um compromisso da Verde com as pessoas e com o meio ambiente. Por meio dessa iniciativa, conseguimos reduzir a poluição causada pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, ao mesmo tempo em que incentivamos a conscientização ambiental e promovemos benefícios diretos para a comunidade”, afirma o diretor-presidente da Verde, Alexandre Lopes.

A ação tem como objetivo incentivar o descarte correto do óleo usado e proteger os recursos hídricos, evitando que o resíduo seja despejado em esgotos, rios ou mares. Um único litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, o que reforça a importância da conscientização ambiental proposta pelo projeto.

A vendedora de salgados Girleide Alves é uma das participantes que abraçaram a iniciativa. Ela entregou nove litros de óleo após conhecer o projeto pelas redes sociais da Verde Alagoas. “É um projeto muito importante, que conscientiza as pessoas e incentiva o descarte correto do óleo. Eu já separava o óleo para minha cunhada fazer sabão, mas, depois que ela se mudou, fiquei sem saber onde levar. Agora posso entregar à Verde e ainda economizo com os produtos de limpeza que recebo em troca”, conta.

Além de promover a sustentabilidade, o Viver de Renda também busca gerar oportunidades de renda para a população local. Nos próximos meses de 2026, serão realizadas oficinas de produção de sabão e velas, que utilizarão o óleo arrecadado como matéria-prima. O projeto também contará com uma gincana ambiental nas escolas de Porto Calvo, em que os alunos serão estimulados a arrecadar óleo usado. As escolas e estudantes com melhor desempenho receberão prêmios — como bicicletas, celulares e jogos educativos —, além de certificados de participação.

Com ações como o Viver de Renda, a Verde Alagoas reforça seu compromisso com a educação ambiental, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua.