Economia

Litoral Sul: 5 praias mais badaladas na alta temporada

Por Claudio Bulgarelli - Tribuna Independente 16/12/2025 10h06 - Atualizado em 16/12/2025 18h27
Litoral Sul: 5 praias mais badaladas na alta temporada
Francês: de um lado piscinas naturais cristalinas e calmaria e do outro, ondas para esportes radicais - Foto: Divulgação

O Litoral Sul de Alagoas é repleto de belas praias. Mas na preferência dos alagoanos e dos turistas, duas aparecem em primeiro lugar. Uma reúne o maior número de empreendimentos hoteleiros da região e de bares, beach clubs e restaurantes, que é a Praia do Francês. A outra, é para o day use, a do Gunga, no município de Roteiro, que continua sendo a mais vendida por agências de viagem no bate e volta da capital. Mas o Litoral Sul tem outras pérolas ao longo do belo litoral alagoano.

Começando pela Praia do Francês e do Gunga, que tem em comum os títulos de já terem sido consideradas as mais bonitas do Brasil e estão sempre entre as mais votadas pela beleza.

Tem a Barra de São Miguel, a de Duas Barras, em Jequiá da Praia, sobretudo, pela presença do complexo Dunas de Marapé e Pontal do Coruripe, que estão no roteiro há muitos anos. Se junta ao quinteto das mais procuradas, uma praia deserta, Jacarecica do Sul, que com suas altas falésias coloridas entrou definitivamente no roteiro das agências de turismo receptivo.

A Praia do Francês, em Marechal Deodoro, que já foi a Praia mais famosa de Alagoas nos anos 80 e uma das mais badaladas do Nordeste, voltou a ocupar seu status de praia top e continua sendo um dos mais belos cartões postais do Brasil.

É uma praia que agrada a todos os públicos: de um lado piscinas naturais com águas cristalinas que esbanjam calmaria e sossego e do outro, uma parte mais badalada com ondas radicais para a prática do surf e outros esportes, além de muita animação.

Entra ano e sai ano, entra verão e sai verão, a praia do Gunga, no município de Roteiro, com acesso pela AL-101 Sul, ao lado do Mirante do Gunga e acessível via mar e pelo Rio São Miguel, partindo do cais de Barra de São Miguel, continua sendo a praia uma das mais bem avaliadas de Alagoas.

Na verdade, desde os anos 90 é que a praia é considerada umas das mais bonitas do Brasil. Cercada por milhares de coqueirais, possui de um lado o mar calmo, muito azul, e na outra extremidade a lagoa de Roteiro.

Já a Barra de São Miguel, um dos municípios mais charmosos de Alagoas, localizado a 30 km da capital, que faz parte da lista dos principais atrativos turísticos para quem visita o estado, deixou de ser apenas um prolongamento para os ricos de Maceió, para se tornar um destino turístico nacional. Paraíso em Alagoas, a natureza caprichou na criação de um bioma que reúne piscinas naturais, croas, lagoas, manguezais preservados, recifes de corais, ilhas, rio e praias.

Na mesma região, dá para aproveitar os trechos de mar calmo para se apreciar em família, com longas caminhadas, praticar o stand up paddle, surfar, além de passear em lanchas, catamarãs e jangadas.

Jacarecica do Sul tem falésias avermelhadas de até 20 metros de altura

A Praia de Jacarecica do Sul está localizada a cerca de 50 km de Maceió. Tem grandes atributos, por ser isolada e também por ser uma das mais belas de Alagoas, pois o seu visual é extraordinário, com suas falésias avermelhadas com até 20 metros de altura, contrastando com o mar de águas límpidas e areia clara.

E bem ao lado, tem uma também uma lagoa de água doce. O acesso é feito por um passeio conhecido como Circuito Pau de Arara, através das Dunas de Marapé, de micro-ônibus saindo de Maceió ou caminhando, saindo da praia do Gunga.

Jequiá da Praia é um dos municípios alagoanos com a maior diversidade de ambientes naturais, com destaque para a foz dos rios Jequiá e Poxim; lagoas, como a de Jequiá, a maior de água doce do Estado, além da Lagoa Azeda. Tem também piscinas naturais; matas; mangues; dunas; falésias, coqueirais e praias como a de Duas Barras, maior referencial deste município, que é o encontro do rio Jequiá com o mar. Essa localidade, que na verdade é um pequeno povoado que tem algumas pousadas, um hotel cinco estrelas e o complexo turístico ecológico Dunas de Marapé, revela o encontro do rio Jequiá com o oceano, formando duas barras.

Por último, a praia mais procurada do Litoral Sul e a mais distante desta lista, Pontal do Coruripe. A 100 quilômetros da capital, a rústica vila preserva a paz e a tranquilidade em meio a enormes coqueirais que contornam o mar cristalino e as areias brancas, finas e desertas. O farol e os muitos recifes completam a paisagem. Nos arredores de Coruripe estão outras belas praias, sempre salpicadas por coqueiros, caso das praias da Lagoa do Pau e de Barreiras, tão desertas quanto Flexeira, do Toco, do Poço e Miaí de Baixo e de Cima.

Réveillon

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são as festividades de fim de ano. Por meio de investimentos nas principais festas privadas de Réveillon do destino, Alagoas é considerada a capital nacional do Réveillon no Brasil.

Ao todo, oito festas durante o período tiveram o apoio da Setur este ano: Réveillon Celebration, Réveillon dos Milagres, Réveillon Arcanjos, Festival Mil Sorrisos, Réveillon Possa Crer, Réveillon do Alto, Réveillon BSM (Stella Marina), além da semana de Réveillon do Cafe de La Musique.

Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, falou sobre as expectativas para mais um Réveillon repleto de programações e retornos importantes para o setor turístico do estado. “As festas de final de ano da Capital Nacional do Réveillon são as mais procuradas do país. De Norte a Sul, com atrações de peso, as festividades alagoanas têm atraído cada vez mais turistas nacionais e internacionais. O réveillon é tão estratégico para Alagoas quanto o carnaval é para Salvador e Recife, garantindo ganhos importantes para diversos trabalhadores alagoanos. Algumas festas de Réveillon chegam a ter 95% de seu público composto por turistas. Além dos hotéis e restaurantes, elas geram um faturamento diferenciado para salões de beleza, padarias, bares e ambulantes nesse período”, explicou a secretária.