Economia
Investimentos no futuro dos filhos: a importância de começar desde cedo
Quando as famílias começam a crescer, é importante também pensar no futuro. Uma das alternativas são os investimentos, que podem ser feitos com planejamento adequado. Incluir os filhos nesse processo é fundamental para eles entenderem a importância da seguridade, estimulando hábitos de educação financeira desde cedo.
Investir com as crianças ainda pequenas significa garantir que o tempo trabalhe a favor do crescimento do patrimônio, ou seja, quanto antes os pais começarem a investir, maior o potencial de rentabilidade devido aos juros compostos. Tudo isso pode ser utilizado para estudos, intercâmbios, projetos pessoais ou até mesmo a independência financeira no início da vida adulta.
Algumas opções podem ser mais vantajosas para quem deseja começar, como a previdência privada infantil, ideal para o longo prazo, com possibilidade de resgates programados e benefícios fiscais; as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), que até o momento são isentas de imposto de renda, com baixo risco e boa rentabilidade; o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), exclusivo das cooperativas de crédito, seguro e protegido pelo FGC; e a poupança, simples e acessível, pode ser útil para metas de curto prazo ou como porta de entrada.
A previdência privada se destaca como alternativa para acumular recursos de forma disciplinada, já que os aportes podem ser mensais ou esporádicos e o resgate programado garante que o dinheiro seja preservado até determinada idade da criança.
Começar cedo também oferece vantagens como menor esforço financeiro mensal, maior rentabilidade, tempo para acumular patrimônio e a oportunidade de educar financeiramente os filhos desde os primeiros anos.
Para equilibrar o orçamento familiar, é indispensável que se inclua essa categoria como custo mensal, para automatizar aportes e criar regularidade, mesmo que sejam quantias pequenas. Para as famílias que ainda não têm experiência no mercado financeiro, algumas dicas práticas são: buscar orientação em uma cooperativa de crédito, usar plataformas confiáveis, optar por investimentos simples no início e definir metas claras.
Mais lidas
-
1Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
2Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
3MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'
-
4OSCAR ALAGOANO
Nono Oscar Alagoano será entregue no dia 22 de dezembro no Centro de Inovação do Jaraguá
-
5Turismo e economia
Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária



