Economia

Sebrae Alagoas realiza Seminário da Bovinocultura do Leite do Baixo São Francisco

Estado é o 4° maior produtor de leite do Nordeste e movimentou cerca de R$1,4 bilhão no ano passado

Por Ascom Sebrae AL 29/11/2025 16h46
Sebrae Alagoas realiza Seminário da Bovinocultura do Leite do Baixo São Francisco
Em 2025, a região do Baixo São Francisco já produziu 1.044.090 milhões de litros - Foto: Ascom Sebrae AL

O Sebrae Alagoas vai promover o 2° Seminário da Bovinocultura de Leite do Baixo São Francisco para discutir temas relacionados à qualidade do leite produzido no estado. O evento, que terá entrada gratuita, será realizado em 03 de dezembro, a partir das 08h, na agência Sebrae em Penedo, e é voltado para produtores, técnicos, especialistas e trabalhadores do setor leiteiro. O objetivo é abordar a atividade pecuária, as necessidades sanitárias e o apoio financeiro à cadeia produtiva do leite em Alagoas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2024, a produção de leite em Alagoas movimentou cerca de R$1,4 bilhão, representando 75% do valor arrecadado na produção pecuária do estado. Além disso, o estado ocupa a 4° posição no ranking dos maiores produtores de leite do Nordeste e a 10° posição no Brasil.

Presente em 98% dos municípios alagoanos, a cadeia produtiva do leite emprega milhares de pessoas no estado, com empregos formais e informais. Nesse cenário, o Sebrae Alagoas preparou o evento para dar suporte prático aos produtores e levar orientações sanitárias para a garantia da qualidade do leite e para a saúde dos animais, como afirma Francisco Guilherme, do Sebrae Alagoas.

“Esse é o momento que nós fortalecemos ainda mais a cadeia produtiva na região. Mais importante do que isso é trazer conteúdo técnico para que esses produtores sejam capacitados e orientados sobre a qualidade do leite e como doenças e o manejo inadequado podem impactar no produto final para o consumidor”, disse.

As ações direcionadas ao setor leiteiro fazem parte do trabalho realizado pelo Sebrae Alagoas a fim de fortalecer a cadeia produtiva no estado. Em parceria com o Banco do Nordeste, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), a instituição tem desempenhado ações de capacitação e consultorias técnicas e o seminário será uma oportunidade de expandir esse trabalho, incluindo orientações voltadas para a saúde dos animais e para as barreiras sanitárias no manejo e na produção do leite.

“Através das consultorias e de todo o trabalho e esforços que tanto o Sebrae Alagoas quanto o Banco do Nordeste têm feito, tivemos uma melhoria grande na produtividade. Mas ainda assim é necessário despertar esse produtor rural para que ele consiga associar a importância da qualidade do leite para que o consumidor final tenha um produto de extrema qualidade e que a gente consiga também incentivar essa produção de derivados”, destacou Guilherme.

Além do conteúdo técnico, o Seminário contará com uma palestra do Gerente Executivo do Banco do Nordeste, Manoel Roberto, que vai apresentar os resultados do programa de apoio do Banco do Nordeste à cadeia produtiva do leite em Alagoas e mostrar aos produtores maneiras para acessar oportunidades de crédito.

Para concluir o evento, uma das empresas acompanhadas pelo Sebrae Alagoas vai mostrar as soluções utilizadas no processo de ascensão do negócio, e como as consultorias e apoio técnico da instituição contribuíram para os resultados. Os interessados podem se inscrever em
https://doity.com.br/ii-seminrio-da-bovinocultura-de-leite-do-baixo-so-francisco-penedo.