Economia
Empreendedores mostram força do Litoral Sul e ampliam articulação para o desenvolvimento regional
Conexão & Oportunidades reúne projetos estratégicos, lideranças e instituições para fortalecer parcerias e impulsionar o território em 2026
O Sebrae Alagoas sediou, na última, sexta-feira (28), o Conexão & Oportunidades, encontro promovido pela Rede de Apoio Integrada e Sustentável do Ecossistema Sul de Alagoas (Grupo Raises). O evento reuniu projetos estruturantes, lideranças locais e instituições parceiras para conectar iniciativas do território à organizações capazes de apoiar, financiar ou colaborar tecnicamente, ampliando oportunidades para micro e pequenos empreendedores.
O evento nasce de uma demanda crescente da própria região, conectando ideias e soluções que já estão em andamento à instituições que têm capacidade de ampliar seus impactos. Na abertura, a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas, Iria Almeida, reforçou a importância do protagonismo das lideranças locais.
“Quem transforma o território são vocês. O nosso papel é apoiar, mas o protagonismo é de quem vive, trabalha e faz o Litoral Sul acontecer todos os dias”, afirmou, destacando que o Raises é um grupo que já demonstra maturidade e está preparado para assumir responsabilidades maiores na condução da agenda territorial.
Ao longo da manhã, projetos de diversas áreas como cultura, turismo, agricultura familiar, inovação, sustentabilidade e economia criativa, foram apresentados em mesas temáticas, no formato de rodada de conexão, permitindo que cada proponente dialogasse diretamente com instituições convidadas. O objetivo foi identificar pontos de colaboração, alinhamento estratégico e possíveis parcerias para o próximo ciclo de desenvolvimento.
O consultor do Sebrae Alagoas e mediador da iniciativa, Roberto Cirico, ressaltou que o encontro representa um avanço natural do processo iniciado há um ano e meio com o Programa LIDER.
“O Raises está criando um espaço que o território nunca teve: um ambiente em que instituições que vivem aqui, mas raramente dialogam entre si, finalmente sentam juntas para conectar agendas, construir governança e transformar oportunidades em ação”, afirmou.
Segundo ele, a agenda territorial estruturada pelo grupo prevê ações para os próximos dez anos, consolidada em quatro macro eixos estratégicos: infraestrutura e integração regional; inclusão produtiva e setores tradicionais; turismo, meio ambiente e cultura; e inovação, tecnologia e educação empreendedora.
Para Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae Alagoas, o projeto mostra, com muita clareza, a força do Litoral Sul quando trabalha unido. “Ver empreendedores, lideranças e instituições sentados à mesma mesa reforça que o desenvolvimento regional é uma construção coletiva.
O Sebrae seguirá lado a lado, apoiando esse movimento e fortalecendo as iniciativas que impulsionam o território para um novo ciclo de crescimento”, disse.
O grupo reúne lideranças dos municípios de Pilar, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Coruripe, Piaçabuçu, Penedo e Feliz Deserto.
Após a etapa de formação pelo Programa Líder, essas lideranças passaram a construir juntas uma governança territorial aberta, colaborativa e preparada para dialogar com instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor.
“O Conexão & Oportunidades surge justamente como resposta às demandas dessa governança, que agora expande suas articulações”, explicou Roberto.
Litoral Sul para além das praias
Entre as experiências apresentadas, uma das que mais chamaram atenção foi a da artesã e empreendedora criativa Shirley Alencar, do Shiá Studio. Integrante ativa do Grupo Raises, ela destacou como o processo ampliou sua visão sobre o território, sobre a cadeia do artesanato e sobre as possibilidades de colaboração.
“Sou da Barra de São Miguel, mas hoje me sinto artesã do Litoral Sul. As trocas que o Raises nos proporciona tiram a gente da bolha e ampliam nosso território de atuação”, afirmou. Shirley destacou que, após as visitas técnicas e trocas entre os municípios, passou a participar de feiras, oficinas e projetos em outras cidades, fortalecendo sua presença regional e contribuindo para integrar a produção artesanal do território.
A participação de empreendedores como Shirley evidencia um dos principais objetivos do Sebrae: mostrar que o desenvolvimento territorial é uma construção coletiva, que envolve negócios locais, lideranças políticas e instituições comprometidas com o futuro do estado.
A expectativa é de que, em 2026, o Litoral Sul avance em parcerias estratégicas e se consolide como referência em governança integrada, ampliando o impacto sobre o turismo, a agricultura familiar, a economia criativa e o empreendedorismo.
Programa Lider
O Programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER) é uma das soluções premium do Sebrae e tem como objetivo formar e integrar lideranças capazes de transformar seus territórios. A metodologia reúne representantes do setor público, privado e do terceiro setor em uma jornada colaborativa, na qual são identificadas vocações locais, desafios e oportunidades, resultando na construção de uma Agenda de Desenvolvimento Regional com metas de longo prazo.
Com o Sebrae como facilitador, o programa estimula que as lideranças assumam protagonismo, gerando impactos que fortalecem a economia, a inovação e os micro e pequenos negócios em diferentes regiões do país.
Mais lidas
-
1Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
2Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
3Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
4É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas
-
5Quem sai?
A Fazenda 17: nova enquete indica virada contra favorito do público




