Economia

O sol nasce para quem decide agir: sertanejos transformam conhecimento em força produtiva em Major Izidoro

Empretec Rural desperta espírito empreendedor e transforma produtores em protagonistas da própria história

Por Assessoria 10/11/2025 14h07 - Atualizado em 10/11/2025 18h11
O sol nasce para quem decide agir: sertanejos transformam conhecimento em força produtiva em Major Izidoro
Cultura Cultura empreendedora - Foto: Assessoria

O sol ainda está baixo no horizonte quando o sertão desperta. Esta semana um grupo de homens e mulheres trocam o trabalho no campo pelas reflexões, desafios e a vontade de aprender. Eles têm histórias diferentes, mas um desejo comum: prosperar e desenvolver Major Izidoro, na região da Bacia Leiteira de Alagoas, terra onde viveram seus antepassados ou que aprenderam a amar.

O Empretec Rural, seminário promovido pelo Sebrae Alagoas a partir de metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), propõe uma mudança profunda na mentalidade desses participantes, mostrando que o sucesso no campo depende de planejamento, inovação e coragem para transformar os desafios em oportunidades.

A imersão une trajetórias como a da quilombola Elenilda de França da Silva, que descobriu na arte como honrar e viver sua cultura, e de Daniela Amorim, que após a pandemia trocou o escritório e a rotina urbana pela vida na fazenda. Juntas, elas descobrem que empreender é muito mais do que gerenciar um negócio, é enxergar na realidade que vivem um terreno fértil para o crescimento pessoal e coletivo.

Semeando oportunidades e colhendo transformação


“Como artista plástica, eu sou minha própria empresa. Vou levar para a vida os aprendizados do Empretec. A cabeça está cheia de ideias e de planos, porque não adianta adquirir esses conhecimentos e ficar parada, esperando que as coisas aconteçam. Hoje tenho o que preciso para fazer acontecer”, afirma Elenilda França.

Quilombola da comunidade Puxinanã, zona rural de Major Izidoro, a artista morou em vários lugares, inclusive bem próximo da sede do Sebrae em Maceió, mas somente agora teve a oportunidade de conhecer de perto o que o Sebrae faz. “Sempre soube que o Sebrae tinha muito a fazer por mim, mesmo antes de a pintura entrar na minha vida, mas nunca tive a oportunidade de fazer cursos. Mas agora entendo que esse é o momento certo”, completa.

Para a administradora de empresas e bacharel em Direito, Daniela Amorim, o seminário é, não só uma chance de se atualizar, mas de retomar a veia empreendedora da família, agora na fazenda de gado que administra junto com o marido. “Os aprendizados são inúmeros, tanto de forma individual como profissional. Para mim, que passei um tempo afastada desse meio, serve não só para aflorar novamente tudo aquilo que já vivenciei antes, mas para fazer surgir novas facetas que serão muito úteis na minha realidade atual”, explica.

Vinda de uma família de comerciantes, ajudava os pais nos negócios na adolescência e fez faculdades de Administração e Direito, que deram oportunidade a ela de trabalhar na área de gestão hospitalar fora do estado. Casada com o administrador de uma fazenda em Major Izidoro, durante a pandemia trocou a agitação do escritório pela vida rural. “Desde a faculdade mantenho contato com o Sebrae e já sabia que seus cursos são de qualidade, mas esse, em especial, desperta em nós um olhar novo sobre o trabalho, sobre o coletivo e sobre o que queremos construir como empreendedores”, reflete.

Aprendizado se transformou em impacto de longo prazo


A história de Amarilio Monteiro é um fiel retrato do impacto que o Empretec pode gerar ao longo dos anos. Dono de uma trajetória de quase três décadas no setor automotivo e na pecuária, o empreendedor conheceu o programa em 2009 e a experiência foi tão marcante para ele que no ano seguinte se tornou trainee e depois instrutor. Desde então, percorreu 15 estados brasileiros aplicando a metodologia e testemunhando centenas de histórias de transformação.

“O seminário é uma transformação. A gente vê nos olhos dos participantes a vontade de realizar, de colocar em prática o que aprendeu. E quanto a gente volta às cidades depois de um tempo, percebemos pequenas melhorias que surgiram com a nossa contribuição. Pequenos negócios crescem, novos projetos e cooperativas surgem e desenvolvem a economia local”, conta.

Hoje Amarílio divide seu tempo entre as cinco empresas em que é proprietário ou sócio, e como multiplicador de conhecimento. Ele disse que a versão rural do Empretec, lançada em 2023, trouxe ainda mais sentido à sua atuação. “Como também sou produtor, me identifiquei muito com o formato voltado para o campo. Cada edição é um aprendizado e ver pessoas que começaram pequenas e que conquistaram mais do que podiam imaginar enche a gente de orgulho. O Empretec abre a mente para comportamento empreendedor e ajuda a nortear caminhos com planejamento, estabelecimento de metas, busca de oportunidades e iniciativa. Como eles já têm muita persistência e comprometimento, aliado às ferramentas corretas eles conseguem uma transformação em seus negócios”, afirma.

Com orgulho, ele conta a história do produtor rural Zezinho, de Quebrangulo, que conseguiu mudar sua realidade após participar do seminário em 2024. “Antes ele tinha apenas um tanque de tilápia e, depois do seminário conseguiu expandir e diversificar. Ele conta com o apoio da prefeitura e hoje tem três tanques, produz mel e está começando a plantar milho. A alegria dele de conquistar tudo isso, de ter uma renda melhor e contratar funcionários, coisa que antes ele não podia, mostra o quanto o nosso trabalho é significativo”, conclui.

Metodologia que transforma comunidades


Considerado um dos produtos destaque do Sebrae, o Empretec Rural adapta a metodologia tradicional para a realidade de quem vive no campo e que muitas vezes não entende a atividade como um negócio. Realizado em parceria com as prefeituras, tem uma proposta de oferecer um ambiente mais acessível para este público, como afirma a analista Aline Cabral. “O Empretec Rural está acontecendo em Major Izidoro com o propósito de transformar os produtores e trazer resultados reais e duradouros, com uma metodologia reconhecida no mundo inteiro por desenvolver comportamentos empreendedores e estimular uma verdadeira mudança de mentalidade dos participantes”, explica.

De acordo com Aline, a parceria da prefeitura, que oferece a oportunidade dos produtores rurais terem acesso gratuito a uma das ferramentas mais completas do Sebrae é a demonstração de que a gestão municipal se preocupa em deixar um legado de desenvolvimento para a população. “Major Izidoro possui um grande potencial na agricultura e pecuária e iniciativas como o Empretec Rural reforçam o compromisso de apoio com o crescimento sustentável do município. Com mais conhecimento, planejamento e visão de futuro, os produtores rurais se preparam para fortalecer a economia local”, ressalta.

A turma formada no seminário de Major conta com a participação de 16 produtores e representantes da administração municipal e vai concluir as atividades no próximo sábado. Outra edição já está programada para Limoeiro de Anadia, entre os dias 17 e 22 de novembro. “A Agência Sebrae, em Arapiraca, tem muito orgulho de acompanhar de perto o comprometimento e a energia desses produtores rurais, que representam a força do nosso interior e fazem do trabalho no campo uma fonte de desenvolvimento, renda e qualidade de vida para toda a comunidade”, ressalta a analista.

Para o diretor técnico do Sebrae, Keyle Lima, levar as soluções da entidade para todas as regiões de Alagoas é garantir que o desenvolvimento chegue a quem mais faz pelo nosso estado. “No sertão, especialmente, encontramos pessoas cheias de vontade, com ideias e experiências riquíssimas, que só precisavam de acesso às ferramentas certas para transformar o potencial em resultado. O Empretec Rural é um exemplo disso: mostra que, com conhecimento, planejamento e atitude empreendedora, o campo pode ser um espaço de prosperidade, inovação e qualidade de vida. Nosso compromisso é seguir ao lado desses produtores, fortalecendo cada território e ajudando a construir um interior cada vez mais forte e produtivo”, destaca.

Ao unir metodologia, prática e propósito o Empretec Rural faz com que o campo deixe se ser apenas um espaço de produção para se tornar lugar de inovação, protagonismo e sucesso. O Sebrae Alagoas, ao lado das prefeituras parceiras e das comunidades locais, reafirma com o programa seu compromisso com o desenvolvimento regional, estimulando o empreendedorismo de forma sustentável, ética e colaborativa, ajudando a construir um sertão mais próspero.