Economia
Feira de Profissões em Maceió orienta jovens na escolha da carreira
Centenas de estudantes do 3º ano do ensino médio participam nesta quinta-feira (9), no horário de 7h30 até 13h, na faculdade Estácio, na Jatiúca

Em clima de contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), centenas de estudantes do 3º ano do ensino médio participam nesta quinta-feira (9), no horário de 7h30 até 13h, na faculdade Estácio, na Jatiúca, da Feira de Profissões Viva Estácio. Aberto para a comunidade, o evento é uma oportunidade para que os jovens conheçam sobre o mundo acadêmico, o dia a dia das carreiras e o mercado de trabalho do curso desejado.
Na ocasião, professores da Estácio serão os orientadores dos jovens, tirando dúvidas, falando sobre os diferentes campos de atuação de cada profissão e guiando os estudantes em visitas nos laboratórios da faculdade. “Queremos proporcionar uma imersão no Ensino Superior e na experimentação das carreiras disponíveis no mercado, ajudando também aqueles que ainda estão indecisos na escolha dos caminhos profissionais que desejam seguir”, explica Thais Leandro, diretora geral da Estácio em Maceió.
O evento é totalmente gratuito e conta com atividades de acordo com os cursos oferecidos como Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Direito, Ciências Contábeis, Psicologia, Educação Física, Pedagogia, entre outros. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura da faculdade, além de participar de oficinas práticas, palestras e workshops interativos conduzidos por professores, coordenadores e especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Também haverá atividades que simulam a rotina de diversas carreiras, oferecendo aos participantes uma verdadeira imersão no futuro profissional.
É justamente para ajudar neste momento da escolha que psicólogos e psicopedagogos orientam que os estudantes façam testes vocacionais e participem de momentos práticos, como as feiras de profissões, realizadas pelas faculdades. “Esses jovens estão passando por um processo de transição, precisam realizar uma escolha muito importante e com essa vivência prática recebem informações que ajudam a identificar se aquele determinado curso é o objetivo ou ainda precisa avaliar outras possibilidades”, esclarece a psicóloga e psicopedagoga Carla Dória.
Em 2024, o Viva Estácio alcançou números expressivos, reunindo mais de 30 mil participantes presenciais em 76 unidades de 26 estados brasileiros. A expectativa é que a edição de 2025 mantenha esse alcance, oferecendo aos estudantes não apenas informações sobre cursos e carreiras, mas também a oportunidade única de experimentar na prática o dia a dia da profissão dos sonhos.
Mais lidas
-
1Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
2'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
3Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
4'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
5Tráfico internacional de drogas
Buzeira e a família foram da miséria à ostentação nas redes