Economia
Fiea e Prefeitura firmam parcerias para qualificação profissional e inovação em Maceió
Acordos do Município com a Indústria ampliam oportunidades para alunos e fortalecem a gestão baseada em dados
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, recebeu nesta sexta-feira (12) o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), e o vice, Rodrigo Cunha, para a assinatura de duas importantes parcerias. Os acordos preveem a qualificação profissional de estudantes da rede municipal, em parceria com o Senai, e o apoio do Observatório da Indústria da Fiea para a implantação do Observatório da Cidade.
No campo educacional, o contrato entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Senai permitirá que, aproximadamente, 1.700 alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai Pro) tenham acesso a cursos profissionalizantes nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, elétrica, gestão, logística, polímeros, refrigeração, tecnologia da informação e moda. São cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho e às aspirações dos alunos, conforme pesquisa aplicada na rede municipal.
Já o Observatório da Indústria da Fiea fornecerá serviços especializados em tecnologia e de consultoria ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) para a elaboração e implementação do Projeto de Descarbonização e construção do Observatório da Cidade de Maceió. O objetivo é tornar a capital alagoana uma cidade ambientalmente inovadora, usando dados para tomar decisões melhores e impulsionar o progresso social, econômico e ambiental da população local.
Inovação
Durante o encontro na Fiea, também foram discutidos os avanços na inovação local, que une instituições públicas e privadas para fomentar polos estratégicos em áreas como economia do mar, urbanismo e mobilidade sustentável. O projeto, apresentado pelo assessor de Sustentabilidade Industrial da Fiea, Júlio Zorzal, e pelo presidente do Maceió Digital, Rodrigo Rossiter, visa transformar Maceió em referência nacional em inovação até 2035. O presidente da Fiea, José Carlos Lyra, entregou uma cópia do documento com detalhes da iniciativa ao prefeito JHC.
Nova escola
Na reunião, ficou ainda definida a visita, neste sábado (13), às obras da nova escola municipal no residencial Novo Jardim, que terá capacidade para atender mais de mil estudantes e contará com estrutura moderna, inspirada no modelo educacional do SESI. A obra é executada pela Fiea, por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Braskem e a Prefeitura de Maceió.
Para José Carlos Lyra, as iniciativas representam um marco. “Estamos construindo pontes entre a educação, a tecnologia e a Indústria. Essas parcerias vão preparar nossos jovens e transformar Maceió em uma cidade mais inovadora, competitiva e socialmente justa”, destacou.
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




