Economia
Vazamentos silenciosos podem aumentar fatura e causar prejuízos ao meio ambiente
Um vazamento não visível pode transformar-se em uma dor de cabeça para moradores e comerciantes. Mesmo sem sinais aparentes, ele é capaz de aumentar em até 20 mil litros o consumo mensal de água, o equivalente a encher uma piscina de médio porte. Além do prejuízo financeiro, o desperdício também representa uma ameaça ao meio ambiente.
O uso inconsciente da água, especialmente em situações de vazamento, contribui para a escassez de recursos hídricos e aumenta a pressão sobre mananciais naturais. Em tempos de mudanças climáticas e estiagens cada vez mais frequentes, cada gota economizada faz diferença. Por isso, combater vazamentos não é apenas uma questão econômica, mas também de consciência ambiental.
Para o gerente comercial da Verde Alagoas, William Vasconcelos, a atenção à conta de água é o primeiro passo para identificar e resolver a situação. “É a partir da análise da conta de água que conseguimos identificar alterações de consumo. O hidrômetro também é um aliado importante nesse processo”, explica.
Onde os vazamentos costumam acontecer?
* Torneiras pingando: um gotejamento constante pode representar milhares de litros desperdiçados em um mês.
* Descarga: a válvula com defeito é uma das principais vilãs quando o assunto é vazamento oculto.
* Caixa d’água: a boia quebrada faz a água transbordar por um cano localizado na parte superior, muitas vezes sem que o morador perceba.
Como identificar um possível vazamento?
* Compare o valor da conta de água com o mês anterior e observe alterações significativas no consumo;
* Verifique o hidrômetro: se ele estiver girando sem nenhuma torneira ou equipamento em uso, é sinal de vazamento;
* Após o último uso de água à noite, anote a leitura do hidrômetro (você pode usar a tabela disponível no site da Verde). Não é necessário fechar o registro, mas aguarde 30 minutos antes de registrar os números;
* No dia seguinte, antes de utilizar a água novamente, repita a leitura e compare com a anterior.
Se houver diferença entre os números, é provável que exista um vazamento no imóvel. Nesses casos, a orientação é contratar um profissional especializado para realizar o conserto, já que os reparos internos são de responsabilidade do proprietário.
Caso o vazamento seja confirmado, o consumidor pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 941 0195 (também disponível via WhatsApp, com envio de fotos e vídeos) para buscar orientações e negociar a fatura. “De gota em gota, o consumo pode aumentar. Isso significa mais gasto no orçamento da família e mais desperdício de um recurso essencial para todos nós”, alerta William.
Mais lidas
-
1'O Presídio dos Famosos'
Quem é Terremoto? Saiba a história real do matador de aluguel que aparece em Tremembé
-
2Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
3'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
4Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
5Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter




