Economia
1º Fórum de Economia do Mar discute potencialidades do setor em Alagoas
Evento promovido pela Fiea terá a participação de especialistas locais e nacionais

Na quinta-feira, 13 de março, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) realiza o 1º Fórum de Economia do Mar, no auditório da Casa da Indústria, em Maceió. O evento, que acontecerá das 8h30 às 12h, reunirá especialistas e lideranças do setor marítimo para debater as oportunidades e desafios que o estado enfrenta na exploração sustentável de suas riquezas marítimas.
O link https://forms.office.com/r/xaM... foi disponibilizado para os interessados em participar do evento.
Com uma extensa costa e vastos recursos hídricos, o estado tem grande potencial para expandir a chamada "economia do mar", que abrange atividades como turismo náutico, pesca, aquicultura e o desenvolvimento de portos. “O Fórum é mais uma iniciativa da nossa Federação visando a integrar academia, governo e setor privado na formulação de políticas públicas para o setor. Alagoas, com seus recursos naturais e infraestrutura crescente, tem tudo para obter desenvolvimento da economia azul”, disse o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade.
O fórum, patrocinado pelo Sebrae e com apoio do Porto de Maceió, Marinha do Brasil, Soamar/AL e Associação Comercial de Maceió, contará com palestras de renomados especialistas, como Dino Antunes, secretário nacional de Hidrovias e Navegações do Ministério dos Portos e Aeroportos, e Eduardo Athayde, diretor da WWI Brasil. Entre os temas abordados, estão a infraestrutura portuária, inovação na economia do mar e o impacto do setor no Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
A programação será composta por painéis e apresentações sobre o futuro da economia azul em Alagoas. Dino Antunes, por exemplo, falará sobre o impacto da infraestrutura portuária na economia marítima, enquanto Diogo Holanda, administrador do Porto de Maceió, apresentará perspectivas de investimentos no local. Além disso, Eduardo Athayde abordará a economia do mar na Amazônia Azul, conceito utilizado para descrever a vasta área marítima brasileira, rica em biodiversidade e recursos naturais.
Outro ponto de destaque será a palestra de Miguel Andrade, gerente de Negócios do Senai Cimatec, que discutirá a importância da educação e inovação para o desenvolvimento sustentável do setor. O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca/RN), Gabriel Calzavara, apresentará o case do Cluster Tecnológico Naval do RN, seguido da apresentação de um estudo sobre a economia do mar em Alagoas, feito por Rafael Fragoso e Beatriz Almeida, do Observatório da Indústria da Fiea.
A professora de Economia da UFRG, Andréa Carvalho, virá a Maceió pra apresentar palestra na qual o mar é analisado como setor econômico através do principal indicador econômico, que é o PIB.
Roberto Zitemann de Oliva Júnior, CEO da Itermarítima, fará uma apresentação do plano de desenvolvimento do terminal de graneis da empresa no Porto de Maceió.
O evento também trará palestra sobre o planejamento espacial marinho no Nordeste, com Nidia Noemi Fabre, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série