Economia
Bares e restaurantes adotam estratégias para aumentar faturamento no Carnaval
Empreendedores veem a data como uma oportunidade para aumentar a receita e aliviar dificuldades financeiras

Com a proximidade do Carnaval, bares e restaurantes se preparam para aproveitar o alto movimento nas ruas para aumentar o rendimento. Segundo pesquisa da Abrasel, 69% dos empresários do setor de alimentação fora do lar esperam faturar mais em 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para alcançar esse resultado, muitos estabelecimentos estão apostando em horários estendidos e ações especiais dentro dos salões.
Quase dois terços dos estabelecimentos de alimentação fora do lar (64%) operaram no mês de janeiro sem fazer lucro, segundo levantamento da Abrasel. Por isso, o Carnaval é uma oportunidade para os negócios criarem estratégias para tentar equilibrar as contas.
Para José Eduardo, líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, apesar do otimismo com a festa, a situação geral do setor não é muito positiva. "O Carnaval é um período de grande movimento, mas isso não significa automaticamente que todos os estabelecimentos terão lucro. Muitos bares e restaurantes enfrentam desafios, já que apenas 36% dos estabelecimentos tiveram lucro em janeiro. Isso torna essencial um planejamento cuidadoso para aproveitar ao máximo essa oportunidade."
Como os negócios podem aproveitar a festa de Carnaval
Para atender à alta da demanda que a festa pode proporcionar, estabelecimentos têm adotado diferentes medidas para transformar o movimento em faturamento. Ações como estender o horário de funcionamento e fazer parcerias com blocos que passam próximos ao estabelecimento podem ser rentáveis para o negócio.
Clécio Freire, gerente da Esquina Lanches, em Barra de Cunhaú (RN), conta que, para ele, o Carnaval é o período mais esperado do ano. Por isso, uma equipe chega mais cedo para adiantar a produção dos pratos que serão servidos. Além disso, o restaurante se beneficia de uma localização privilegiada, por onde passam diversos blocos carnavalescos — alguns, inclusive, patrocinados pelo próprio estabelecimento.
“Em 2024, um dos blocos mais tradicionais da cidade fez uma parada em frente à lanchonete, o que impulsionou as vendas. Em 2025, a nossa expectativa é de que esse sucesso se repita. Além do público que frequenta a região durante a folia, esperamos receber, também, a clientela fiel, conquistada ao longo dos anos com comida de qualidade e bom atendimento”, comenta o gerente.
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos