Economia

Alagoas é o segundo estado do Nordeste com maior expansão da carteira de crédito

Saldo de crédito de Alagoas, em junho de 2024, cresceu 13,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior

Por Assessoria 31/08/2024 18h08
Alagoas é o segundo estado do Nordeste com maior expansão da carteira de crédito
O levantamento dos dados é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do Banco do Nordeste responsável por pesquisas econômicas - Foto: José Cruz / Agência Brasil

Alagoas obteve o segundo maior crescimento do saldo de crédito (13,1%), entre os estados do Nordeste, em junho de 2024, no comparativo com mesmo mês do ano anterior. O percentual supera o incremento da carteira de crédito da Região (11,6%) e do país (9,9%). O levantamento dos dados é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do Banco do Nordeste responsável por pesquisas econômicas da Região, com informações do Banco Central. O Piauí foi o primeiro do ranking nordestino (17,2%).

Pelo estudo, a carteira de crédito alagoana, no mês de junho deste ano, alcançou o montante de R$ 45,8 bilhões. O crescimento de 13,1% observado se refere ao incremento dos últimos doze meses e representa a diferença entre o acúmulo dos valores contratados e das parcelas pagas dentro de um mesmo período.

Ainda pelo Etene, a alta no saldo em Alagoas foi puxada pelo crescimento no crédito realizado pelas pessoas jurídicas (20,6%). Já a carteira de crédito das pessoas físicas obteve incremento de 10,6% no estado.

Para o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, “a expansão da carteira de crédito nordestina e, em especial, alagoana, remete ao fortalecimento da economia, com maior crescimento nos investimentos produtivos, que reverberam em maiores oportunidades de emprego e aumento da renda”.

O gestor destaca também que, no primeiro semestre do ano, o BNB injetou na economia alagoana cerca de R$ 1,7 bilhão em crédito para os diversos setores econômicos, com abrangência para todos os portes empresariais, além dos agricultores familiares e microempreendedores.