Economia

Como a gestão das finanças ajuda o MEI

Especialista diz que passos básicos são fundamentais para melhorar neste aspecto

Por Tribuna Hoje 07/08/2024 09h03 - Atualizado em 08/08/2024 10h21
Como a gestão das finanças ajuda o MEI
Erik Silva, gerente de Crédito Empresarial da Agência Desenvolve - Foto: Edilson Omena

Como MEI, o empreendedor se torna um profissional autônomo e passa a trabalhar por conta própria como pequeno empresário. Para se ter uma ideia, quase 70% das empresas ativas no Brasil são microempreendedores individuais, o que contribui diretamente na formalização daqueles que exercem atividade informal. O índice é do Ministério da Economia. Ao TH Entrevista, Erik Silva, Gerente de Crédito Empresarial da Desenvolve, explicou que nesse universo de atividades, uma tarefa requer especial atenção: a gestão financeira.

De acordo com Erik Silva, passos básicos são fundamentais para melhorar a gestão financeira de qualquer setor, seja ele formal ou não. A principal delas é nunca confundir despesas pessoais com a do empreendimento, porque a grande tendência de um empreendimento não dá certo é justamente a questão da mistura das despesas de custos operacionais, pessoais e do comércio.


“É sempre interessante e necessário que o empreendedor consiga separar essas condições para que não sobrecarregue o desenvolvimento da sua atividade. Se ele tem a oportunidade de ter uma conta corrente, seja de forma digital ou do banco tradicional, é importante que tenha a condição de separar essas despesas para melhor gerir o negócio e o faturamento, que possa adquirir nesse ambiente de trabalho”, frisou.

O gerente da Desenvolve ressaltou que uma das estratégias no que diz respeito ao MEI é o parcelamento de juros para as compras a prazo, isto é, utilizar o cartão, se caso ele tenha para fazer a compra à vista, parcelada sem cobrança de juros, é ter o cuidado também com a questão de despesas telefônicas, bem como aquelas despesas do dia a dia.

“Essas condições são uma das principais para diminuir as receitas operacionais, e que no final do período do mês, se consegue vislumbrar uma economia na atividade”, frisou.

Outra questão levantada foi acerca do ciclo operacional, ou seja, da compra da mercadoria, da chegada no estoque, da venda e do retorno do recurso ao caixa da empresa. “Então, esse prazo é importante saber distinguir, por exemplo, não pode passar de 30 dias, tem que ser no mínimo 20 a 15 dias no máximo, por quê ele já vai ter o recurso da sua venda já no caixa com o lucro. Aí ele consegue fazer o pagamento da primeira parcela, pois não adianta ele fazer uma compra com a carência inferior ao retorno, podendo se prejudicar”.

Agências oferecem linhas de crédito com juros menores

Linhas de crédito com taxa de juros menores fazem parte dos incentivos ao MEI, e um dos exemplos, são as agências de fomento espalhadas pelo país que oferecem empréstimos com taxa de juros menores para que não haja prejuízos, como solução para o negócio.

A Desenvolve, Agência de Fomento do Estado de Alagoas, que concede crédito com juros atrativos e subsidiados tem a missão de promover o desenvolvimento socioeconômico através da concessão de crédito barato, no sentido de criar soluções para indução e aceleração do desenvolvimento sustentável com inclusão social e produtiva alagoana.

“A Desenvolve tem uma gama de linha de crédito com taxa de juros mais atrativas que as instituições financeiras tradicionais, onde atendemos seja a pessoa do setor informal ou do setor formal, desde o MEI, micro empresa, empresa de pequeno porte, com taxa de juros, prazos e carências bem mais atrativos onde nós não concedemos o crédito por conceder, também participamos da orientação ao crédito, visto que nós temos um lema que a gente diz assim: o crédito tem que ser igual a remédio, ou seja, tem que ser a dosagem certa, para que não se torne um problema e uma solução, para que o objetivo desse crédito seja dar o pontapé inicial para que o empreendedor, o empresário consiga alavancar o seu comércio ou serviço”, observou Erik Silva.

Mais informações (82) 3315-3468, ou no site https://www.desenvolve-al.com.... e nas redes sociais.