Economia

Arapiraca: polo tecnológico fará análises de solo e água

Tecnologia vai ajudar agricultores; município é grande produtor de mandioca, hortaliças, abacaxi e fumo

Por Davi Salsa/Tribuna Independente 13/07/2024 08h22
Arapiraca: polo tecnológico fará análises de solo e água
Representantes da Prefeitura de Arapiraca e da Uneal participam de reunião de trabalho no Centro Administrativo Municipal - Foto: Davi Salsa

O município de Arapiraca tem cerca de quatro mil agricultores familiares ativos e uma forte produção na cultura da mandioca, fumo, hortaliças e abacaxi. Para fomentar ainda mais a produção no campo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) estão ampliando as tratativas em novas pesquisas no setor agrícola.

A parceria inclui pesquisas no Polo Tecnológico Agroalimentar, que é mantido pela Uneal. As parcerias também contam com a participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus de Arapiraca. Na quinta-feira (12), representantes da Prefeitura de Arapiraca e da Uneal participaram de reunião de trabalho no Centro Administrativo Municipal.

Na ocasião, foram apresentadas as ações do polo agroalimentar e sua funcionalidade em prol da agricultura familiar, além da apresentação da equipe dos pesquisadores envolvidos na unidade. O secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira, acredita que um novo encontro deve ocorrer no mês de agosto para tratar da parceria referente às análises físico-químicas da água e do solo, bem como a identificação de pragas e doenças nas culturas para ajudar os agricultores familiares no plantio e na produção de fumo, hortaliças, mandioca, abacaxi, como também o cultivo de camarão.

A apresentação contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Uneal, Rubens Pessoa, e dos professores-pesquisadores Abel Barbosa, Alverlan da Silva, Swamy Rocha, Taciana Ferreira, Diego Jorge e Kelly Barbosa.

O Polo Tecnológico Agroalimentar da Uneal, instalado no Distrito de Bananeiras, conta com dezenas de profissionais, entre professores, engenheiros-agrônomos, alunos-bolsistas, técnicos-agrícolas cedidos pela Prefeitura de Arapiraca, além de entidades parceiras, cooperativas, grupos de pesquisa interinstitucionais e outras instituições de ensino superior, na realização de pesquisas voltadas para aumentar e melhorar a produtividade no campo e ampliar a rentabilidade das cooperativas e associações dos agricultores familiares do município e região.