Economia

Arapiraca: agricultores celebram 511 milímetros de chuvas

Acumulado pluviométrico foi registrado de janeiro até início de junho deste ano

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 08/06/2024 10h02
Arapiraca: agricultores celebram 511 milímetros de chuvas
Em Arapiraca, período que registrou mais chuvas foi durante o dia 6 de maio, com 110 milímetros - Foto: Carlos Magno / Ascom Arapiraca

Dados pluviométricos, coletados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, apontam um acumulado de chuvas de 511 milímetros de janeiro até o início de junho deste ano.

O levantamento mostra que abril, com 139 milímetros, e maio, com 246 milímetros, lideram os meses com maior precipitação pluviométrica na Capital do Agreste.

Conforme revela o engenheiro-agrônomo João Batista, que monitora os dados pluviométricos levantados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Arapiraca, o período que registrou mais chuvas foi no dia 6 de maio, com 110 milímetros.

Para os camponeses agrestinos, o início do período chuvoso representa a esperança de boa colheita no município e região.

Desde o início do mês de abril que os agricultores começaram a preparar o solo para o plantio de milho, feijão, mandioca, abacaxi, fumo e outras culturas.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, o engenheiro-agrônomo Josimar da Silva, salienta que as chuvas que caem na região são muito importantes para o homem e a mulher do campo.

“Esse período só não está sendo bom para quem deixou de preparar o solo tardiamente. “As máquinas têm maior dificuldade com o solo encharcado, para o segundo corte de terra. Nesses casos, é preciso esperar a abertura do tempo e o sol aparecer novamente”, explica.

Ainda de acordo com o engenheiro-agrônomo, as chuvas até agora não prejudicam os agricultores como ocorreu no ano de 2022. “Naquele ano teve excesso de chuvas e prejudicou muito algumas culturas no campo. Esperamos que o clima continue como está, com períodos de chuvas e sol, para que as lavouras cresçam e a colheita seja maior do que a que foi registrada em anos anteriores”, completou.

Sementes distribuídas

O lançamento do programa Planta Alagoas, no último mês de março, em Arapiraca, foi responsável pela distribuição de sementes de milho e feijão para os agricultores familiares da região.

O evento contou com a presença do governador Paulo Dantas, prefeito Luciano Barbosa e demais prefeitos e prefeitas de cidades do Agreste e Sertão.

O programa incentiva a produção agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias no campo.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), investiu mais de R$ 20 milhões na compra e distribuição de mais de mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz.