Economia
Feira agroecológica oferta alimentos saudáveis e alerta sobre a hipertensão arterial
Ação, que destaca alimentos provenientes da agricultura familiar, ocorreu nesta semana
Mais uma edição da feira agroecológica organizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), que destaca alimentos provenientes da agricultura familiar, repletos de nutrientes essenciais e livres de conservantes, ocorreu no pátio do órgão. Desta vez, além de promover uma alimentação mais saudável entre os servidores e a comunidade, a feira realizada mensalmente trouxe conscientização sobre a hipertensão arterial, doença crônica que acontece quando a pressão do sangue nas veias fica muito alta.
“Neste momento, estamos destacando a importância do controle do sódio para prevenir o aumento da pressão arterial, já que 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão. Nosso objetivo é incentivar a substituição de produtos industrializados por ingredientes e temperos naturais, que não só tornam a comida mais saborosa, mas também mais saudável”, conta Ana Denise Gouvêa, nutricionista e coordenadora Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed.
Em uma estrutura montada próxima ao estacionamento da secretaria, os visitantes da feira puderam, além de desfrutar de diversas frutas, raízes e temperos caseiros, feitos a partir de verduras e legumes, verificar suas pressões arteriais, na quinta-feira (16).
O espaço também contou com pratos preparados na hora, como beiju, tapioca e pé de moleque, uma novidade da edição. Ainda estavam à mostra produtos como mel puro, bolos caseiros e cocadas artesanais, adoçando a manhã.
Alternativa saudável
Fabiane Miranda, produtora de agricultura familiar de Santana do Mundaú, já participou de várias edições da feira, sempre destacando a qualidade de seus produtos. Em reconhecimento ao Dia Mundial da Hipertensão, trouxe uma seleção especial de seus temperos naturais, livres de conservantes, que são uma alternativa saudável para quem busca controlar a pressão arterial através da alimentação.
“Por serem livres de conservantes, os nossos temperos são muito melhores para a saúde do que os encontrados no mercado, inclusive para além da questão da hipertensão, podendo ser usados em arroz, feijão, saladas e diversas receitas. Temos o açafrão, por exemplo, que é um excelente anti-inflamatório natural e ótimo para a imunidade, e quando combinado com limão, proporciona um verdadeiro reforço para o sistema imunológico, entre muitos outros”, revela Fabiane.
Produtos de excelência
Caroline Duarte, técnica pedagógica e contadora de histórias na Biblioteca Carlos Moliterno, na Semed, já é cliente antiga dos produtos de Fabiane e celebra a parceria da Semed com os agricultores familiares. Ela revela que, devido a uma alergia aos agrotóxicos usados nas frutas e verduras do supermercado, que inclusive já a levaram a ser hospitalizada, os produtos agroecológicos são os únicos que ela confia em consumir.
“Por isso, conheço os produtos agroecológicos há muito tempo e acho fantástico termos essa oportunidade aqui no nosso ambiente de trabalho, já que a saúde está muito ligada à alimentação. Assim, podemos não só divulgar essa feira incrível, mas também sermos beneficiados com produtos de excelência, com uma diversidade muito boa e, principalmente, que sabemos de onde vêm”, completa.
Melhor para a saúde
Acompanhada de Caroline, Nadja Oliveira, também técnica pedagógica da biblioteca da Semed, esteve presente na feira para adquirir alguns produtos. Hipertensa, Nadja conta que frequenta a feira desde que ela começou a acontecer nas dependências da secretaria, já que os produtos sem conservantes e sem agrotóxicos são melhores para sua saúde.
“Também percebo que quando eu compro as frutas e verduras no supermercado, geralmente perco mais rápido, porque estragam com facilidade, e aqui não, eu compro e elas passam tranquilamente a semana, às vezes dez dias, então nunca perdi os produtos comprados aqui. Além disso, pude verificar minha pressão aqui e foi um serviço muito bom, porque já saio daqui tranquila, sem precisar fazer essa verificação mais tarde”, completa Nadja.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata