Economia
Empresa alagoana pioneira em proteção costeira sustentável ganha destaque internacional
No estado de Alagoas, existem bons exemplos de obras de proteção costeira para controle da erosão marinha, com uso de estruturas dissipativas Bagwall e Sandbag. Uma dessas obras, que já tem 20 anos, em Japaratinga, transformou a Ocean Protections, empresa alagoana especialista em proteção costeira, do engenheiro Marco Lyra, juntamente com outros trabalhos, em referência internacional em obras de defesa e recuperação de praias. Com o compromisso da preservação das praias e a restauração de ecossistemas costeiros, a empresa rem atuado contra o avanço do mar por meio da aplicação de tecnologias de ponta.
Há 20 anos, por exemplo, a Ocean Protections, construiu em Japaratinga, o Dissipador de Energia Bagwall para contenção da erosão costeira no sopé da falésia na Barreira do Boqueirão, trabalho que foi reconhecido internacionalmente em 2008, com uma publicação na Revista Gestão Costeira Integrada com o título: “Benefícios ambientais no controle da erosão com uso do Dissipador de Energia Bagwall no litoral de Alagoas”. Após 20 anos da sua construção dentro da APA COSTA DOS CORAIS, a obra cumpriu o seu papel, protegendo o patrimônio público, privado e ambiental, sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, recuperando a faixa da praia natural recreativa.
A mesma estrutura dissipativa do Bagwall também foi usada em Maceió, na praia de Ponta Verde, que completará 20 anos em abril de 2024. É importante observar que as duas praias estão em condições geológicas, geográficas, morfológicas e hidrodinâmicas completamente distintas. Esse trabalho também mereceu destaque na publicação da revista.
Já o Dissipador de Energia Bagwall, que foi usado na praia de Barra Nova, em Marechal Deodoro, construído há mais de 15 anos, cumpriu sua função, protegendo pessoas e bens do avanço do mar no local. Em novembro de 2022, foi apresentado numa mesa redonda do XII Congresso da Rede Braspor, o caso exitoso com o título “Recuperação da praia de Costa Brava, Paripueira, usando tecnologia do Dissipador de Energia Bagwall”. Após a contenção do processo de erosão fluviomarinha, ocorreu a engorda natural da faixa de praia em 100 metros, a formação natural do campo de dunas e o ressurgimento da vegetação de restinga no local.
Alagoas é também pioneira a nível internacional, com o uso de estrutura dissipativa Sandbag em suas praias. A primeira intervenção ocorrida com o uso dessa estrutura foi há mais de 4 anos na praia de Ipioca, no Hibiscus Beach Club, onde a praia natural está em recuperação. Outras intervenções foram realizadas no âmbito da APA Costa dos Corais, nos municípios de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi. Mas a mais recente obra de sucesso em praia de mar aberto, foi na Barra de São Miguel, no loteamento Barra Mar.
Para o engenheiro Marco Lyra "O monitoramento das obras do Bagwall e do Sandbag em Alagoas, realizadas antes, durante e depois, indicam que os resultados obtidos são exitosos. As praias estão adaptadas às atuais mudanças no clima de ondas".
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?