Economia
Nova geração de corretores de imóveis transforma mercado
Ascensão das mídias sociais revoluciona setor imobiliário
Nascidos a partir dos anos 90, a chamada Geração Z tem se destacado no setor imobiliário. O principal motivo está entre os hábitos cultivados online. Acostumados a registrar a vida em tempo real, usam tecnologia também como ferramenta de venda. O estereótipo do profissional mais maduro e experiente está dividindo espaço com essa juventude “descolada”, que acompanha as tendências digitais e as incorpora em conteúdos produzidos para as redes sociais.
Além de criarem uma conexão com futuros clientes, as redes sociais também servem como vitrine. A possibilidade de altos rendimentos em períodos curtos estão entre os fatores que tornam a profissão de corretor de imóveis tão popular. A flexibilidade para organizar a rotina diária é outro atrativo.
“A adesão dos mais jovens ao mercado imobiliário reflete uma mudança interessante no setor. É possível observar entre as equipes o protagonismo dessa geração conectada. Com o mercado aquecido, formação acessível e retorno financeiro promissor, a profissão é uma escolha atraente para todas as idades”, observa Cesar Santos, gestor comercial da MRV.
De acordo com a pesquisa da Soter Analytics, 46% dos membros da geração Z consideram a remuneração um fator central ao decidir aceitar um novo emprego. Nessa mesma lógica, um outro estudo feito nos EUA demonstra que uma em cada quatro pessoas da geração Z estuda e também trabalha para apoiar financeiramente seus familiares devido à crise econômica e ao aumento do custo de vida. Dois terços dos entrevistados não têm dinheiro para pagar suas próprias necessidades básicas. E entre os que trabalham e estudam, 72% precisam de dinheiro para essas necessidades.
Perspectiva de carreira atrai talentos
Estigmas do passado que associavam a corretagem de imóveis a uma alternativa para quem não teve êxito em outras atribuições também têm desaparecido. Atualmente, os profissionais reconhecem a possibilidade de alcançar sucesso financeiro, especialização e carreiras sólidas.
A pandemia também parece ter impulsionado a adesão de novos talentos. Em 2020 e 2021, o segmento atraiu 40 mil novos corretores, um aumento expressivo de 10,5%, de acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
Naila Alves Figueiredo tem 20 anos, é a corretora imobiliária mais jovem em atuação na MRV em Maceió. A primeira vez que entrou no escritório da empresa foi em novembro de 2021, em busca de um imóvel para morar, já que era recém-chegada na capital. Natural do interior paulista, ela veio morar em Maceió acompanhando a mãe que tinha sido transferida no trabalho.
“Era estagiária em uma imobiliária em São Paulo, então estava resolvendo sobre o nosso imóvel. Durante a conversa, a gerente percebeu que eu poderia ocupar uma vaga de trabalho e me indicou para um teste. A MRV foi uma oportunidade de crescimento, tanto que, hoje, já comprei meu primeiro imóvel”, comemora a corretora.
Naila desenvolveu como estratégia de divulgação do seu trabalho a produção de vídeos sobre os empreendimentos, visitando os apartamentos pessoalmente e utiliza a rede social como sua principal ferramenta de trabalho. Para quem quer iniciar no ramo de corretagem de imóveis, ela aconselha a ser persistente e ter um estilo próprio de contato com o cliente. “Eu uso minha experiência pessoal, já fui cliente em busca de um imóvel. Sei que são muitas dúvidas, então temos que entender o perfil do cliente, a sua necessidade e apresentar a melhor opção e explicar tudo de uma maneira simples e clara, para que entenda sobre o processo e o imóvel que está adquirindo”, afirma.
Thiago Resende, gestor comercial da MRV em Alagoas, afirma que é um ótimo momento para quem está buscando se consolidar na área de corretagem de imóveis. “Vamos encerrar 2023 com dois lançamentos, no bairro de Cruz das Almas. Serão mais de 504 unidades. Os corretores atuarão com diferentes opções de faixas de renda, inclusive do programa Minha Casa Minha Vida”, acrescenta.
Construtora seleciona corretores para atuarem em Maceió
Assim como em outros estados da região Nordeste, o mercado imobiliário em Alagoas está aquecido e deve fechar o ano com resultados positivos, acima da meta planejada. É o que revela uma pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Os dados demonstram que quatro em cada dez moradores dos estados do Nordeste estão em busca de um novo imóvel para investir, sair do aluguel ou adquirir, de fato, uma nova moradia.
Para atender essa demanda crescente, a MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, está credenciando corretores autônomos para reforçar e auxiliar o time comercial no atendimento personalizado de seus clientes. Para participar da seleção, é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias, além de ensino médio completo, vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, além de espírito empreendedor e comprometimento com o negócio. Os interessados em saber mais sobre o processo seletivo devem entrar em contato pelo telefone (82) 3032-9300.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?