Economia
Summit Sustentabilidade & Negócios reúne liderança empresarial e político para debater iniciativas sustentáveis
Alexandre Mendonça, da Carajás Home Center, participa de painel sobre ESG e media o debate sobre transformação sustentável junto do prefeito de Maceió, JHC
O desenvolvimento econômico tem provocado uma consequente corrida por novas tecnologias, produtos e serviços inovadores, que proporcionam resultados positivos para toda a sociedade, além do estímulo de oportunidades de negócios e soluções sustentáveis. Este é o conceito que permeia o Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios, que acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro, em Maceió. O evento é idealizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), liderado por Alexandre Mendonça, que também ocupa a posição de presidente da Carajás Home Center.
Há cerca de 20 anos, o Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AL), atua na mobilização e articulação dos agentes representativos da sociedade, com ênfase em ações de gestão e melhoria de processos produtivos que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável. O Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios faz parte dessa iniciativa, que busca reunir grandes líderes, políticos e empresários do estado para debates sobre empreendedorismo, infraestrutura energética, saneamento, entre outros temas.
Entre os palestrantes, Alexandre Mendonça participa de painel sobre ESG (Environmental, Social and Governance), que diz respeito às iniciativas voltadas à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, ao lado de Wilson Poit; de Vinicius Lages, Diretor-Superintendente do SEBRAE-AL; e de Renata Santos, secretária da Fazenda (SEFAZ) de Alagoas. Mendonça ainda mediará o painel sobre transformação sustentável junto do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.
O MAC tem como objetivo promover a educação corporativa, sobretudo de pequenas empresas alagoanas, auxiliando-as no processo de profissionalização e competitividade, a partir da experiência de empresas já desenvolvidas no estado.
A Carajás é uma referência inspiradora, fundada em 1998 como uma pequena loja de material de construção por quatro irmãos, dentre eles, o Alexandre Mendonça, a partir de um modelo de negócio baseado na qualidade do atendimento, centralizado no cliente. Nos anos 2000, a pedido dos próprios clientes, novos produtos e serviços foram incluídos na gama e, em 2007, a empresa se torna a Carajás Home Center, com projeção não apenas em Maceió, mas no estado de Alagoas, onde se consolidou como líder de mercado. O sucesso da operação foi tamanho, que a Carajás, ao longo dos anos, foi crescendo, atingindo onze lojas e dois Centros de Distribuição, totalizando 13 unidades, presente também nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
De acordo com o presidente da Carajás, a expansão só foi possível graças a um processo rigoroso de aperfeiçoamento contínuo e a busca constante pelas melhores práticas sociais, sustentáveis e de governança corporativa, buscando sempre o aperfeiçoamento de processos e o máximo de qualidade aos clientes, à comunidade do entorno e aos fornecedores. “Foi desta forma que a Carajás se tornou reconhecida como um dos maiores e mais importantes centros de compras do Nordeste e referência no varejo brasileiro, ocupando a 5ª posição no ranking nacional das lojas de material de construção da Revista Anamaco”, ressalta Mendonça.
Ao todo, são nove painéis na programação do Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas por meio do site https://doity.com.br/sustentabilidadeenegocios23.
Sobre a Carajás Home Center
Fundada 1998 em Maceió, como uma pequena loja de material de construção, a Carajás Home Center é, atualmente, líder no segmento no estado de Alagoas, reconhecida como um dos maiores e mais importantes centros de compras do Nordeste e referência no varejo brasileiro, ocupando a 5ª posição no ranking nacional das lojas de material de construção da Revista Anamaco. Com 11 lojas, a Carajás está presente também nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, empregando mais de 3 mil colaboradores.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?