Economia
Últimas semanas: empresas alagoanas têm até dia 29 para responder pesquisas econômicas do IBGE
Resposta é fundamental para receber Certidão de Quitação de Informações Estatísticas
Se aproxima o prazo final para que as empresas alagoanas respondam às pesquisas econômicas estruturais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que buscam investigar aspectos salariais, de rendimento, e número de pessoal ocupado do setor. Em todo o estado, 1.086 empresas ainda estão com pendências e ainda não responderam o questionário, cujo prazo encerra no fim do mês.
A resposta da empresa às pesquisas do IBGE deve ser concluída até o dia 29 de setembro e garante a obtenção da "Certidão de Quitação de Informações Estatísticas", emitida pelo instituto. A recusa em prestar informações pode impedir a participação em licitações e a concessão de benefícios fiscais, empréstimos e financiamentos em diversas instituições públicas de fomento.
Praxedes da Silva, supervisor das pesquisas econômicas do IBGE, destaca que a resposta aos questionários é fundamental para traçar um retrato da economia alagoana, bem como orientar os investimentos dos empresários, através de dados que fornecem a realidade concreta do setor.
Além disso, a obtenção da certidão pode trazer benefícios às empresas.
"Alguns empresários ainda não tem noção da importância dessa certidão que o IBGE fornece para quem responde as nossas pesquisas. A certidão serve para a empresa obter financiamentos, fomento e benefícios em várias instituições públicas no estado e no Brasil", destacou.
Os dados obtidos são estritamente confidenciais e não há qualquer compartilhamento com terceiros, nem mesmo com a Receita Federal. O objetivo da coleta de informações é obter um panorama sobre o cenário empresarial de AL. Uma vez que as pendências sejam sanadas, é possível emitir a certidão imediatamente, através do site do IBGE.
Como empresários podem responder
As empresas selecionadas são contatadas pela equipe do IBGE. O informante deve baixar o questionário da pesquisa através do site do Instituto, que fornecerá o link por e-mail. Após preencher as informações, o informante deve enviá-las pelo mesmo site (https://economicasnet.ibge.gov.br/).
Para esclarecimentos ou informações adicionais, as empresas podem entrar em contato pelo telefone (82) 98151-8695 ou pelo e-mail: [email protected].
O conjunto de pesquisas econômicas realizadas pelo IBGE abarca a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Industrial Anual de Empresas (PIA-Empresas) e a Pesquisa Industrial Anual de Produto (PIA-Produto).
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT