Economia

Comércio espera elevação superior a 10% nas vendas do Dia dos Pais

Por Luciana Beder 05/08/2023 08h25
Comércio espera elevação superior a 10% nas vendas do Dia dos Pais
Comércio espera elevação superior a 10% nas vendas do Dia dos Pais - Foto: Edilson Omena

Faltando menos de dez dias para o Dia dos Pais, comemorado neste ano em 13 de agosto, os lojistas do comércio de Maceió estão otimistas em relação às expectativas para as vendas de presentes. Segundo a presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andreia Geraldo, é esperado um aumento de mais de 10% nas vendas em comparação com o ano de 2022.

“As lojas estão preparadas e aguardando essa data que é tão importante para o comércio. O Dia dos Pais fica ali disputando ano a ano com Namorados, perdendo apenas para Natal e Mães, disputando o terceiro e o quarto lugar. Temos uma perspectiva de uma movimentação financeira bem significativa. No ano passado mesmo, a partir de uma pesquisa da Fecomercio, a perspectiva foi de aproximadamente 30 milhões de reais para a nossa capital, devido a essa data. Então, o comércio vê como uma data muito positiva para as vendas”, afirmou Geraldo.

Eventos

Ainda segundo a presidente da Aliança Comercial, durante a semana do Dia dos Pais serão realizados eventos no Centro de Maceió para atrair ainda mais os consumidores.

“Vamos ter atrações, eventos como, por exemplo, a nossa décima primeira edição da Exposição de Carros Antigos. Buscamos que o Calçadão do Comércio não seja apenas um local comercial, mas também de lazer, de entretenimento e cultura. Inclusive, solicitamos um incremento a mais no efetivo da Polícia Militar para garantir a segurança, devido ao grande fluxo, como já buscamos em outras épocas comemorativas”, disse.

Nas lojas, o movimento de consumidores ainda é pequeno, mas os varejistas acreditam que o fluxo deva aumentar gradualmente na semana da data, especialmente entre quinta-feira (10) e sábado (12).

“A gente percebe as pessoas fazendo as pesquisas, já gerando um movimento, tem muita gente comprando também, mas acreditamos que as vendas se intensifiquem quando chegar mais próximo da data porque muita gente deixa para comprar em cima da hora”, afirmou a vendedora July Tenório, que trabalha em uma loja de roupas masculinas.

E os lojistas já estão com os estoques de mercadorias reforçados à espera dos clientes. “Desde o dia 1º, estamos com o estoque reforçado de todos os itens já que as pessoas sempre costumam comprar conjuntos, como uma calça e uma camisa, uma bermuda e uma camisa polo, um acessório junto também. Temos peças a partir de R$ 59,90. Então, esperamos vender bastante e superar as vendas do ano anterior”, disse a vendedora Luana Gomes, que trabalha em outra loja de roupas masculinas.