Economia

Verão Massayó amplia exposição do artesanato local e oportuniza geração de renda

Por Assessoria 04/01/2023 09h19 - Atualizado em 04/01/2023 15h35
Verão Massayó amplia exposição do artesanato local e oportuniza geração de renda
Artesanato na Praça Gogó da Ema é polo de economia criativa e solidária, na capital alagoana - Foto: Secom Maceió

Um dos polos do ‘Verão Massayó’, a exposição de artesanato na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, se tornou um dos expoentes de economia criativa e solidária, realizado pela Prefeitura de Maceió. No espaço, que recebe um fluxo intenso de pessoas todos os dias, já foram movimentados R$ 53.174,25, com a comercialização de peças artesanais.

O incentivo do Município consegue estimular tanto a produção quanto a comercialização dos artesãos. Fátima Vieira é cadastrada na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e participou da sua primeira exposição com o empreendimento solidário na Praça Gogó da Ema. Ela conta que adquiriu mais experiência para poder continuar participando de outras exposições e feiras.

“É muita realização e estou encantadíssima com os elogios. Estou amando demais e fico satisfeita quando passam por aqui e gostam. Agora estou procurando fazer peças menores para os turistas conseguirem levar para a cidade ou país deles”, revela a artesã, que começou a bordar e pintar há sete anos.

Foi das mãos da Fátima que o bastidor entregue à madrinha da Economia Solidária, a primeira-dama Marina Candia, foi produzido e teve inspiração no pintor Van Gogh, com muitas cores e preenchimentos dos bordados formando uma paisagem digna de uma obra de arte.

“Os artesãos são o cartão postal da nossa cidade. É muito importante quando os turistas chegam e podem encontrar isso. E a Prefeitura faz esse link dos dois, dá esse incentivo, principalmente com esse tipo de feiras itinerantes que movimentam a economia local”, afirma a madrinha da Economia Solidária, a primeira-dama de Maceió Marina Candia.

Além da Fátima, outros 180 artesãos estão sendo beneficiados com a exposição na Praça Gogó da Ema, que tem a oportunidade de apresentar ao mundo o artesanato de Maceió. São 18 grupos de Economia Solidária realizando rodízio na comercialização, 18 artesãos do Mercado do Artesanato e 71 artesãos do Pontal, divididos em cinco casinhas. A venda de produtos artesanais segue até a sexta-feira, 6 de janeiro, das 16h às 22h.