Economia
Aneel aprova reajuste tarifário nas contas de energia em Alagoas
A partir de 03 de maio o impacto médio será de 19,89% para as famílias
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (26), o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A. Segundo a entidade, em Alagoas, as 1,2 milhão de unidades consumidoras atendidas pela Equatorial, perceberá impacto médio de 19,24% para alta pressão e 20,13% para baixa pressão. Para as famílias, o impacto ficará em 19,89%. O reajuste entra em vigor já no dia 03 de maio
No processo, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque a compatibilização dos financeiros da Bandeira de Escassez Hídrica que resultou em um impacto de -13,08% e o diferimento da Rede Básica que possibilitou um impacto de -4,22% no efeito médio a ser percebido pelos consumidores.
Os valores foram impactados, especialmente, pelas despesas relacionadas às atividades de compras e distribuição de energia, além de custos com encargos setoriais. Foram fixadas, ainda, as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição – TUSD e as Tarifas de Energia Elétrica – TE aplicáveis aos consumidores e usuários da Equatorial Alagoas.
A autoridade de eletricidade também aprovou hoje (26) o reajuste da tarifa de energia em Pernambuco. Por lá, as contas de energia terão aumento da tarifa em média em 18,98%, a partir do próximo sábado (29). A Aneel explicou que o reajuste no preço das contas de energia, nesses estados reflete as pressões tarifárias dos últimos dois anos.
Na primeira quinzena de abril, outros quatro estados já haviam sofrido reajuste nas tarifas de energia. No último dia 19 de abril, o reajuste nas contas de energia nos ocorreram em Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Os novos valores entraram em vigor no dia 22 de abril.
Em Sergipe, o reajuste foi de 16,46% para os consumidores residenciais. No Rio Grande do Norte, de 19,87% nas contas de energia dos consumidores residenciais. Na Bahia, 20,73%. Já no Ceará, em 23,99%. (Com informações da Aneel)
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
5Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção