Economia
Dólar fecha agosto com leve alta, mas ainda abaixo de R$3,15
Dólar futuro tinha baixa de cerca de 0,50 por cento no final da tarde

Com os investidores mais otimistas diante do recente avanço de importantes pautas econômicas do governo no Congresso Nacional, o dólar acabou fechando agosto com leve alta, ainda abaixo do patamar de 3,15 reais.
Nesta quinta-feira, o movimento de baixa veio com o cenário externo mais calmo e após a briga pela formação da Ptax internamente, taxa do Banco Central que serve de referência para diversos contratos cambiais.
O dólar recuou 0,40 por cento, a 3,1475 reais na venda, depois de bater 3,1377 reais na mínima do dia. O dólar futuro tinha baixa de cerca de 0,50 por cento no final da tarde.
Em agosto, a moeda norte-americana acumulou leve alta de 0,94 por cento, depois de cair 5,87 por cento em julho. Em meados do mês, chegou a fechar na casa de 3,20 reais e foi perdendo terreno em seguida.
“A moeda (norte-americana) deve continuar operando nos atuais níveis, entre 3,10 reais e 3,20 reais”, afirmou o economista-chefe da corretora BGC Liquidez, Alfredo Barbutti.
O cenário político e econômico no Brasil também continuou no radar e trouxe algum alívio para os investidores. Nesta madrugada, o plenário do Congresso aprovou o texto-base do projeto de lei que eleva o déficit primário do país a 159 bilhões de reais neste e no próximo ano, mas faltou votar destaques à matéria, o que deve acontecer na próxima terça-feira.
Na véspera, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da criação da Taxa de Longo Prazo (TLP) ao derrubar três destaques ao texto, em linha com a expectativa do mercado. Agora, a matéria segue para votação no Senado também na terça-feira.
No exterior, o dólar caía ante uma cesta de moedas, depois de subir mais cedo, e operava misto ante divisas de países emergentes.
O mercado também espera que o BC volte a atuar no mercado de câmbio em setembro, por meio da rolagem de contratos de swap cambial tradicional, equivalentes à venda futura de dólares. Isso porque vencem 9,975 bilhões de dólares desses contratos em outubro.
Como não havia swaps vencendo em setembro, o BC acabou ficando de fora do mercado em agosto. Hoje, o estoque total está em torno de 28 bilhões de dólares e autoridades do BC têm dito que trata-se de um nível confortável.
“Como o vencimento é longo, o BC deve começar logo a rolagem e, possivelmente, deve repetir a rolagem integral”, afirmou Barbutti.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos