Economia

Bovespa sobe amparada em Petrobras e Vale, de olho em balanços

Na sexta-feira, índice recuou 0,39%, aos 64.684 pontos

Por G1 24/07/2017 16h23
Bovespa sobe amparada em Petrobras e Vale, de olho em balanços
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa brasileira opera em alta nesta segunda-feira (24), amparado nos ganhos da Petrobras e da Vale, e com investidores evitando grandes apostas à espera da intensificação da temporada de balanços corporativos e em meio ao noticiário político mais esvaziado, segundo a Reuters.

Às 15h57, o Ibovespa avançava 0,38%, aos 64.929 pontos.

O tom mais positivo da bolsa no início desta semana ganhava respaldo ainda da expectativa pelas decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, na quarta-feira. A estimativa predominante é que os juros serão cortados novamente no Brasil, enquanto o Federal Reserve, banco central norte-americano, deve manter a taxa de juros inalterada.

O mês de julho também é marcado pela retomada nos processos de abertura de capital na bolsa brasileira B3, com a Biotoscana iniciando as negociações na terça-feira, após precificar sua oferta inicial de recibos de ações (IPO, na sigla em inglês) na sexta-feira, apenas poucos dias após a estreia do Carrefour Brasil na bolsa paulista. Os próximos dias ainda devem trazer a precificação e início de negociações de pelos menos mais duas empresas, IRB Brasil Resseguros e Omega Geração.

"Os IPOs estão indo bem e as taxa de juros estão mostrando que o Copom irá reduzir (a taxa básica de juros) em 1 ponto percentual", disse o gestor da mesa de operações de Bovespa da corretora Coinvalores Marco Tulli Siqueira.

No campo político, o Congresso Nacional continua em recesso, esvaziando o noticiário, mas com agentes financeiros de olho nas negociações de bastidores antes da votação em plenário da Câmara dos Deputados da admissibilidade de denúncia contra o presidente Michel Temer.

Destaques

A Petrobras subia, em sessão de ganhos para os preços do petróleo no mercado internacional e após cair nos dois pregões anteriores. Apenas na sexta-feira, após o governo anunciar aumento da tributação sobre combustíveis, o papel preferencial da petroleira perdeu mais de 3%.

A Vale também avançava, na contramão dos contratos futuros do minério de ferro na China.

Cyrela tinha forte valorização pela quarta sessão seguida. Apenas nos três pregões anteriores o papel acumulou alta de 7,43%, ganhando mais tração após divulgar seus dados operacionais do segundo trimestre, com alta de 7% nos lançamentos ante um ano antes.

Santander engatava o quarto pregão seguido de perdas e liderava a ponta negativa do Ibovespa. Nas três sessões anteriores, o papel acumulou queda de 4%.

Última sessão

Na sexta-feira, o Ibovespa encerrou o pregão aos 64.684 pontos, uma queda de 0,39% no dia e de 1,15% na semana passada. No mês de julho, no entanto, a Bovespa ainda acumula alta de 2,84%.