Economia
Bovespa fecha em alta nesta segunda, em movimento de ajuste
Na sexta-feira (7), o Ibovespa registrou queda de 0,24%
O Ibovespa terminou o pregão a 63.025 pontos, alta de 1,13%.
"O mercado está apenas com o pessoal do giro. Não tem ninguém tomando posição suficientemente grande nem na compra nem na venda", disse à Reuters o economista da Órama Investimentos Alexandre Espirito Santo.
DestaquesAs preferenciais da Vale subiram 2,18% e as ordinárias tiveram ganho de 2,84%, acompanhando a alta dos contratos futuros do minério de ferro na China.
As ordinárias da JBS avançaram 1,89%. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição das operações de carne bovina da JBS na Argentina, Paraguai e Uruguai pela Minerva, apesar da suspensão da operação pela Justiça Federal. Os papéis da Minerva, que não fazem parte do Ibovespa, subiram 0,4%.
As preferenciais do Bradesco subiram 1,11% e as do Itaú ganharam 0,8%, ajudando o movimento de recuperação do Ibovespa devido ao peso dos papéis em sua composição, lembra a Reuters.
Os papéis preferenciais da Petrobras avançaram 0,42%, enquanto os ordinários tiveram valorização de 0,16%, abandonando as perdas vistas mais cedo, conforme os preços do petróleo também inverteram o rumo e fecharam no azul.
As ações da Eletrobras lideraram as perdas dentro do Ibovespa. As preferenciais caíram 4,08% e as ordinárias, 4,09%. Na semana passada, os papéis tiveram fortes altas, na esteira da divulgação de plano do governo de ampla reforma para o setor elétrico, reforça a agência.
As preferenciais da Gol, que não fazem parte do Ibovespa, subiram 5,9%, após divulgação de dados de tráfego de junho, com analistas destacando o crescimento na taxa de ocupação, apesar da queda da demanda.
Cenário políticoAs preocupações com o quadro político foram intensificadas desde a denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, lembra a Reuters. Nesta segunda, o relator da denúncia, deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), apresentará seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O texto será votado no colegiado, que conta com 66 deputados e terá resultado por maioria simples, antes de seguir para o plenário.
"Durante todo o final de semana, o Planalto se mobilizou para ganhar essa votação, que pode ser simbólica para a tendência do plenário", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.
O mercado tem monitorado de perto os impactos da crise no andamento das reformas. Neste sentido, a expectativa segue pela votação da reforma trabalhista pelo plenário do Senado, prevista para acontecer na terça-feira (11), destaca a agência.
Última sessãoA bolsa de valores de São Paulo encerrou a última semana em queda. O Ibovespa caiu 0,92% na primeira semana de julho, para 62.322 pontos. Na sexta-feira (7), o índice registrou queda de 0,24%.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Tragédia
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares