Economia
Receita Federal frustra tentativa de emissão de CPF com documento falso em Maceió
Gerou desconfiança o fato de a pessoa ter 32 anos e ainda não ter CPF

Na última sexta-feira, 19, um homem de 32 anos chegou à Delegacia da Receita Federal em Maceió, para se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) mediante uma certidão de nascimento falsificada. Ele foi conduzido de forma coercitiva à sede da Polícia Federal.
O que chamou a atenção do servidor da Receita que fazia o atendimento foi a divergência de qualificação da tabeliã, observada entre o carimbo e o timbre do papel da Certidão que, em tese, teriam sido utilizados pelo cartório. Também gerou desconfiança o fato de a pessoa ter 32 anos e ainda não ter CPF.
Diante dessa suspeita, a Receita digitalizou uma cópia da certidão e a enviou para o cartório solicitando que verificasse a autenticidade do documento. Após a análise, o cartório confirmou tratar-se de uma fraude. O número de série do falso documento era maior do que o emitido, até então pelo cartório.
Comprovada a fraude, a Receita acionou a Polícia Federal, que em tempo hábil compareceu ao local e conduziu a pessoa até a sede do Órgão para que fosse feito o flagrante.
Segundo o delegado adjunto, Francisco Tavares, a pena para quem comete esse tipo de delito é de um a cinco anos de reclusão.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos