Economia

Bovespa recua com cautela por inquéritos contra políticos, em dia de vencimentos

Na véspera, o Ibovespa fechou em queda de 0,45%, aos 64.359 pontos

Por G1 12/04/2017 16h57
Bovespa recua com cautela por inquéritos contra políticos, em dia de vencimentos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera em queda nesta quarta-feira (12), com investidores adotando cautela diante da abertura de inquéritos contra ministros, parlamentares e outras autoridades no âmbito da operação Lava Jato.

Às 15h07, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, caía 0,23%, a 64.213 pontos.

A sessão é marcada ainda pelos vencimentos de opções do Ibovespa e do índice futuro, o que também favoreceria alguma volatilidade ao longo do dia, segundo a Reuters.

Na véspera, o relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, autorizou a abertura dos inquéritos a partir das delações feitas por executivos da Odebrecht a uma lista de políticos que inclui oito ministros do governo de Michel Temer.

"Políticos vão tentar dar a resposta com ações e tentar mostrar à sociedade normalidade, mas o clima de ansiedade ainda é alto uma vez que detalhes das motivações das citações ainda estão por ser divulgados", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.

Ainda localmente, o mercado espera a decisão de política monetária, no fim do dia, com expectativa em pesquisa Reuters apontando para corte de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, para 11,25% ao ano.

Destaques

Vale caía mais de 3%, em sessão de fortes quedas dos contratos minério de ferro e de aço na China. Petrobras subia, em sessão sem viés claro nos preços do petróleo no mercado internacional, após notícias de que a Arábia Saudita pressiona colegas membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e alguns rivais para prolongar os cortes de oferta para além de junho.

Cemig caía quase 5% - a elétrica mineira teve prejuízo líquido de R$ 299 milhões no quatro trimestre de 2016, revertendo o lucro verificado em igual período do ano anterior, após ajustes contábeis pela desvalorização de seus investimentos na Renova Energia, empresa de geração renovável.

Bradespar, que tem uma fatia na Vale entre seus principais investimentos, também caía mais de 5%. Braskem e CSN eram outros destaques de baixa. Na outra ponta, Cosan e BRF lideravam as altas, com valorização de mais de 2%.

Véspera

Na véspera, o Ibovespa fechou em queda de 0,45%, aos 64.359 pontos.