Economia
Contas do FGTS com erro ou "divergências" foram bloqueadas, diz Caixa
Trabalhadores que não conseguiram sacar o dinheiro nesta sexta-feira (10) devido ao problema devem ir pessoalmente a uma agência do banco.
Alguns trabalhadores não conseguiram sacar o dinheiro em suas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ontem (10) devido a um bloqueio feito pela Caixa Econômica Federal. O primeiro lote de saques, para nascidos em janeiro e fevereiro, começou a ser pago pela manhã.
O superintendente regional do Caixa, Sérgio Cançado, disse que o saldo de algumas contas apareceu como “bloqueado” ou sem saldo nesta sexta-feira por motivos de segurança, porque o banco detectou divergências ou informações imprecisas na base de dados destes trabalhadores.
Cançado explicou que isso pode ter acontecido, principalmente, por inconsistências ou erros de digitação no cadastro, como o nome do trabalhador ou de sua mãe. Outra hipótese é que a empresa tenha fornecido informações divergentes sobre a conta e, mesmo com um trabalho prévio do banco para corrigir o problema, ele pode ter permanecido em alguns casos.
Segundo a Caixa, trabalhadores que tiveram este problema devem ir pessoalmente a uma agência do banco para solucionar a questão e liberar o saldo em suas contas. Ao contrário do que foi dito pelo banco em entrevista mais cedo, a Caixa não vai reprocessar os casos na noite desta sexta-feira.
Correntistas que não receberam o dinheiro
Muitos correntistas da Caixa que haviam pedido a transferência automática em suas contas podem não ter recebido o dinheiro pelo mesmo motivo, diz Cançado. “Consulte no extrato da sua conta poupança da Caixa em lançamentos futuros, em muitos casos, mesmo que o recurso nao foi creditado aparece como lançamento futuro”, recomenda.
Trabalhadores com saldo em mais de uma conta do FGTS também relataram que não conseguiram sacar todo o dinheiro, ou o saldo ficou bloqueado em uma das contas.
Saldo zerado
Outro problema relatado pelos trabalhadores foram contas que apareceram com o saldo zerado ou que continuavam ativas, mesmo após o trabalhador ter pedido demissão ou ter sido dispensado por justa causa até 31 de dezembro de 2015. “Pode ser que uma das contas não tenha a informação da data do desligamento”, observa Cançado.
Neste caso, é preciso comprovar a rescisão do contrato de trabalho para que a conta apareça como inativa, lembra o superintendente da Caixa.
Erro no calendário
Alguns relatos dão conta de que o trabalhador que faz aniversário em fevereiro tinha a conta em "processo de liberação para a data do calendário", mesmo já tendo direito ao saque pelo cronograma da Caixa. Neste caso, Cançado afirma que o mais provável é que o mês de nascimento do trabalhador esteja cadastrado com erro no sistema.
Em todo o país, o G1 recebeu relatos de clientes que tiveram problemas, como:
Saque de valores abaixo do verificado nas consultas de saldo feitas na internet Problemas no cadastro e em documentação Falta de cédulas em caixas eletrônicos Falhas na leitura de cartão nos caixas
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha