Economia
Bovespa opera em queda nesta segunda, com cautela por cena política
Na primeira semana de março, o índice avançou 0,18%
O principal índice da bolsa paulista opera em queda nesta segunda-feira (6), com o cenário político local alimentando o tom de cautela.
Às 15h29, o Ibovespa, principal indicador da Bovespa, caía 0,7%, a 66.317 pontos.
Por volta do mesmo horário, as ações preferenciais da Vale caíam mais de 3% e as da Petrobras recuavam em torno de 1%.
Cenário políticoDe acordo com a Reuters, a cautela com a política vinha em meio à expectativa de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, peça nesta semana a investigação de ministros da equipe do presidente Michel Temer e senadores do seu partido PMDB por corrupção, com base no recente acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht.
Segundo analistas da corretora Lerosa Investimento, o governo federal ensaia uma "ofensiva mais aguda na tramitação das reformas, com o intuito de dar uma resposta efetiva à crise política que pode reaparecer com algum resquício ao Planalto", diz a Reuters.
RepatriaçãoAinda em Brasília, a expectativa é que Senado vote esta semana o projeto que abre uma nova rodada de regularização de ativos mantidos ilegalmente no exterior, a chamada repatriação. O avanço da medida é visto como positivo pelo mercado devido ao potencial de trazer novos recursos de investimento.
O cenário externo era um fator de cautela, com tensões geopolíticas pesando sobre o apetite a risco dos investidores após a Coreia do Norte lançar mísseis balísticos no mar.
Última sessão
Na sexta-feira (3), o Ibovespa subiu 1,41%, a 66.785 pontos. Na primeira semana de março, o índice avançou 0,18%. No acumulado do ano, sobe 10,88%.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha