Economia
Bovespa fecha em alta nesta terça, impulsionada por Vale
Ibovespa subiu 0,70%, a 62.131 pontos
O Ibovespa subiu 0,70%, a 62.131 pontos, depois de subir 1,2% na máxima da sessão.
Destaques do diaAs ações da Vale lideraram as altas do dia. Vale PNA terminou em alta de 7,70% e Vale ON avançou 6,30%, após as cotações do minério de ferro dispararem 8% na China, para o maior nível em mais de três semanas. Bradespar PN, acionista da mineradora, acompanhou o movimentou e subiu 5,51%.
Petrobras PN fechou com ganho de 0,98% e Petrobras ON subiu 1,67%, reagindo à forte demanda de investidores pelos títulos emitidos na segunda-feira no exterior. A estatal captou US$ 4 bilhões na operação.
O avanço do índice teria sido maior se não fosse pelo peso de algumas ações do setor financeiro, notadamente Itaú Unibanco, que devolveu os ganhos da abertura e fechou em queda de 0,33%.
Alta de 3,2% no anoNo cenário local, as atenções se dividiram entre o noticiário corporativo e a expectativa da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juro, que será anunciada nesta quarta-feira. Participantes do mercado preveem corte entre 0,5 e 0,75 ponto percentual na Selic, atualmente em 13,75% ao ano.
A bolsa paulista subiu quase 40% em 2016 e neste ano acumula alta de 3,2%. Para o economista-chefe da corretora Gradual, André Perfeito, a Bovespa tem sido beneficiada por uma percepção mais positiva em relação aos mercados emergentes neste momento.
Ele ressalta, no entanto, que o potencial de alta do Ibovespa pode ser mais limitado nos próximos meses. "Até pode ir para 70 mil pontos, mas não há por enquanto notícias que sustentem uma alta acima disso", disse Perfeito.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
3'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
4'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
5True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'




