Economia
Henrique Meirelles mantém previsão de alta do PIB em 2017
Para ministro, país sairá da recessão no próximo ano, enquanto analistas do mercado já preveem estagnação
Apesar dos analistas de mercado terem piorado nas últimas semanas as projeções para a economia brasileira em 2017, com algumas instituições prevendo até mesmo estagnação no ano que vem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira (6) que o governo continua com a avaliação de que o país sairá da recessão em 2017 e voltará a registrar alta do PIB.
“É um processo normal, lento de retomada da atividade em função da profundidade e gravidade da crise”, disse em entrevista a jornalistas. “Certamente o Brasil voltará a crescer de forma sólida a partir do ano que vem”, acrescentou.
Segundo ele, está mantida por enquanto a projeção do governo de alta de 1% do PIB em 2017. “Se vai cair, não sei. Vamos aguardar a evolução dos acontecimentos”, disse.
Segundo ele, o encaminhamento da reforma da Previdência também será um ingrediente importante não só para o ajuste fiscal, mas também para a retomada da confiança na economia.
Questionado se o ajuste fiscal estará completo, caso a PEC do teto de gastos e a reforma da Previdência sejam aprovadas, Meirelles disse que dependerá do texto que for aprovado pelo Congresso.
“Estamos estudando quais outras eventuais propostas poderiam vir a ser necessárias, dependendo de como vai ser votada a reforma da Previdência. É um processo dinâmico. Mas ajudará a reforçar a confiança na economia e no ajuste fiscal do país e isso é um fator relevante para a retomada”, afirmou.
Segundo Meirelles, com a aprovação da PEC do teto de gastos e da reforma da Previdência a expectativa é que o governo possa voltar a registrar superávit nas suas contas (receitas maiores do que despesas) a partir de 2019.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial