Economia

Bovespa opera em queda nesta quinta-feira (1)

Bolsa fechou em alta de 1,51% nesta quarta-feira, aos 61.906 pontos

Por G1 01/12/2016 16h12
Bovespa opera em queda nesta quinta-feira (1)
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa opera em queda nesta quinta-feira (1º), com as ações de bancos entre as maiores pressões negativas, com a nova fase da operação Zelotes envolvendo o Itaú Unibanco.

Às 16h17, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, caía 3,5%, a 59.727 pontos.

Por volta do mesmo horário, as ações do Itaú Unibanco recuavam mais de 4%, tendo no radar a nova fase da operação Zelotes e após a alta da véspera, de quase 2%. Bradesco perdia mais de 5% nas ações preferenciais e mais de 4% nas ordinárias. Banco do Brasil também perdia mais de 5%.

A Petrobras tinha leve queda nas preferenciais, em nova sessão de alta nos preços do petróleo, após alta de cerca de 10% na véspera. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fechou seu primeiro acordo para corte de produção desde 2008 na quarta-feira (30), fazendo o preço do petróleo disparar.

Na outra ponta, as ações da Vale lideravam as altas do índice, com valorização de mais de 4%, em sessão marcada pela alta nos preços do minério de ferro na China, após duas quedas seguidas.

Cenário local

Segundo a Reuters, o cenário político também voltou ao radar com equipe da força-tarefa da Lava Jato ameaçando renunciar se o pacote de medidas contra a corrupção for aprovado como passou na madrugada de quarta-feira na Câmara do Deputados, em texto sem diversos pontos do original e com a inclusão de temas polêmicos, como a punição a juízes e procuradores.

Segundo operadores, esse embate coloca o governo do presidente Michel Temer em uma posição desconfortável, uma vez que precisa enfrentar a pressão popular demandando apoio à Lava Jato, ao mesmo tempo que depende do Congresso para aprovar as medidas consideradas importantes para a recuperação da economia.

Queda de 4,65% em novembro

A Bovespa fechou em alta de 1,51% nesta quarta-feira (30), aos 61.906 pontos, mas acumulou queda de 4,65% no mês de novembro, a primeira perda mensal desde maio, quando caiu 10%. No ano, o Ibovespa ainda acumula ganhos de 42,8%.