Economia

Bovespa firma queda nesta quinta, em dia instável após feriado

Na véspera, Ibovespa caiu 2,46%, 63.326 pontos

Por G1 03/11/2016 14h59
Bovespa firma queda nesta quinta, em dia instável após feriado
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa se firmou em queda na tarde desta quinta-feira (3), em sessão instável após o feriado da véspera e com as ações da Petrobras, Vale e de bancos entre as principais pressões negativas.

Às 16h01, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 1,73%, a 62.229 pontos.

Destaques da sessão

Perto do mesmo horário, as ações da Petrobras recuavam mais de 3%. Papéis de bancos e da Vale também puxavam o índice para baixo. As ações da Braskem, Natura e Rumo Logística lideravam entre as baixas do dia.

Cenário externo

Os mercados globais tinham uma tendência mais positiva após pesquisas indicarem que a candidata à presidência do país Hillary Clinton recuperou a vantagem sobre Donald Trump.

Pesquisas anteriores indicando avanço de Trump a poucos dias da eleição vcausaram  tensão nos mercados. A mais recente pesquisa Reuters/Ipsos, no entanto, mostrou a vantagem da candidata democrata aumentando.

O pregão também é influenciado por ajustes do comportamento dos papéis de empresas brasileiras negociados no exterior na véspera, feriado no Brasil mas com os pregões em Nova York funcionando normalmente, segundo a Reuters.

Além disso, o mercado repercute a decisão do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, que sinalizou alta de juros nos Estados Unidos em dezembro

Último pregão

A Bovespa fechou em queda na terça-feira (1º), após pesquisa sobre as eleições dos Estados Unidos indicar que o candidato Donald Trump superou sua opositora Hillary Clinton nas intenções de voto. Mais cedo, a Bovespa chegou a subir.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, caiu 2,46%, 63.326 pontos. Foi a maior queda diária desde setembro.

Na semana, a bolsa acumula queda de 1,53%. No ano, há valorização de 8,5%.